Planejamento da logística de suprimento de plataformas Offshore por meio de um modelo matemático 2L-CVRP com frota heterogênea e equilíbrio náutico

Autores

  • Bianca Passos Arpini UFES-Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rodrigo Alvarenga Rosa UFES-Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v23i4.920

Palavras-chave:

2L-CVRP, WB2L-HFVRP, Logística de Suprimento, Plataformas Offshore.

Resumo

No Brasil a exploração de petróleo ocorre, sobretudo, no mar onde são implantadas plataformas  offshore que estão distantes da costa. Logo, é fundamental planejar a logística de suprimento por meio de navios. Este artigo propõe um modelo matemático de Programação Linear Inteira Mista denominado Weight Balance Two-Dimensional   Loading Heterogeneous Fleet Vehicle Routing Problem (WB2L-HFVRP) aplicado ao planejamento da logística de suprimento de plataformas offshore visando a criação de rotas que considerem o equilíbrio náutico e a melhor arrumação das cargas no convés. Este modelo se diferencia por considerar frota heterogênea e utilizar uma função objetivo que visa minimizar o número de navios, a distância navegada e a diferença entre os pesos distribuídos entre os bordos do navio para manter o equilíbrio náutico. Testou-se o modelo em instâncias baseadas em dados reais da Petrobras no CPLEX 12.6 e alcançou-se uma redução de até 25% em relação à distância real navegada.

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Biografia do Autor

Bianca Passos Arpini, UFES-Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Engenharia Civil (Área de concentração: Transportes/ Logística) na Universidade Federal do Espírito Santo. Pós-Graduanda em Engenharia de Suprimentos pelo Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (PROMINP).Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012). Pesquisadora de modelos matemáticos aplicados à área de roteirização de veículos.

Rodrigo Alvarenga Rosa, UFES-Universidade Federal do Espírito Santo

Pesquisador de Pós Doutorado no Programa de Engenharia de Transportes (PET) na COPPE/UFRJ. Bolsista de Produtividade da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES) recebendo a bolsa Pesquisador Capixaba (2013-2016). Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Planejamento Portuário utilizando Inteligência Artificial Distribuída (2006). Mestre em Informática pela UFES, Roteirização de Veículos (1996). Graduado em Engenharia Civil pela UFES (1989). Professor adjunto no Depart. Eng. Produção da UFES Professor permanente do Mestrado de Engenharia Civil (UFES) - Área de Transportes. Professor permanente do Mestrado Profissional de Gestão Pública (UFES)

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Publicado

09-11-2015

Como Citar

Arpini, B. P., & Rosa, R. A. (2015). Planejamento da logística de suprimento de plataformas Offshore por meio de um modelo matemático 2L-CVRP com frota heterogênea e equilíbrio náutico. TRANSPORTES, 23(4), 67–78. https://doi.org/10.14295/transportes.v23i4.920

Edição

Seção

Artigos Vencedores do Prêmio ANPET Produção Científica