Planejamento da logística de suprimento de plataformas Offshore por meio de um modelo matemático 2L-CVRP com frota heterogênea e equilíbrio náutico
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v23i4.920Palavras-chave:
2L-CVRP, WB2L-HFVRP, Logística de Suprimento, Plataformas Offshore.Resumo
No Brasil a exploração de petróleo ocorre, sobretudo, no mar onde são implantadas plataformas offshore que estão distantes da costa. Logo, é fundamental planejar a logística de suprimento por meio de navios. Este artigo propõe um modelo matemático de Programação Linear Inteira Mista denominado Weight Balance Two-Dimensional Loading Heterogeneous Fleet Vehicle Routing Problem (WB2L-HFVRP) aplicado ao planejamento da logística de suprimento de plataformas offshore visando a criação de rotas que considerem o equilíbrio náutico e a melhor arrumação das cargas no convés. Este modelo se diferencia por considerar frota heterogênea e utilizar uma função objetivo que visa minimizar o número de navios, a distância navegada e a diferença entre os pesos distribuídos entre os bordos do navio para manter o equilíbrio náutico. Testou-se o modelo em instâncias baseadas em dados reais da Petrobras no CPLEX 12.6 e alcançou-se uma redução de até 25% em relação à distância real navegada.
Downloads
Referências
Aas, B.; Gribkovskaia, I.; Halskau Sr, Ø.; Shlopak, A. (2007) Routing of supply vessels to petroleum installations. Intern. Journal of Physical Distribution & Logistics Management, v. 37, n. 2, p.164-179.
DOI: http://dx.doi.org/10.1108/09600030710734866.
Abdal-Hammed, M.K.; Hifi, M.; Wu; L. (2014) Large neighborhood search for the vehicle routing problem with two-dimensional loading constraints. In: International Conference on Control, Decision and Information Technologies (CoDIT). IEEE, p. 054-059. DOI: 10.1109/CoDIT.2014.6996867.
A Gazeta. Novos terminais e plataformas no Estado: Plano confirma nova unidade na área de gás no Norte até 2016. Disponível em: gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/06/noticias/a_gazeta/economia/1287494-novos-terminais-e-plataformas-no-estado.html. Acesso em 15 de janeiro de 2014.
Almeida, M. R. de. (2009) Algoritmos Genéticos Aplicados a Programação de Embarcações de Apoio às Operações “Offshore”. Anais do XLI Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, SOBRAPO, Bahia.
Araujo, R. R. de. (2010) Uma abordagem de resolução integrada para os problemas de roteirização e carregamento de veículos. 173 f. Tese Doutorado, PPGEP, UFRGS, Porto Alegre.
Bin, W.; Hong, C.; Zhi-Yong, C. (2013) Artificial bee colony algorithm for two-dimensional loading capacitated vehicle routing problem. In: ICMSE, IEEE, p. 406-412. DOI: 10.1109/ICMSE.2013.6586313.
Brejon, S.; Brinati, M. A. (1998) Algoritmo para resolução do problema de programação do transporte de suprimentos para unidades marítimas de exploração de petróleo. Dissertação de Mestrado. Escola Politécnica, Universidade de São Paulo.
Click Macaé. Diagrama do Fluxo de Petróleo na Bacia de Campos. Disponível em: www.clickmacae.com.br/?sec=361&pag=pagina&cod=545. Acesso em 10 de janeiro de 2015.
Côté, J.-F.; Gendreau, M.; Potvin, J.-Y. (2013) The Vehicle Routing Problem with Stochastic Two-Dimensional Items, CIRRELT-2013-84.
Dominguez, O.; Juan, A. A.; Faulin, J. A. (2014a) A biased‐randomized algorithm for the two‐dimensional vehicle routing problem with and without item rotations. Intern. Transactions in Operational Research, p. 1-14. DOI:10.1111/itor.12070.
Dominguez, O.; Juan, A. A.; Barrios, B.; Faulin, J.; Agustin, A. (2014b) Using biased randomization for solving the two-dimensional loading vehicle routing problem with heterogeneous fleet. Annals of Operations Research, p. 1-22. DOI: 10.1007/s10479-014-1551-4.
Duhamel, C.; Lacomme, P.; Quilliot, A.; Toussaint, H. (2011) A multi-start evolutionary local search for the two-dimensional loading capacitated vehicle routing problem. Computers & Operations Research, v. 38, n. 3, p. 617-640.DOI: 10.1016/j.cor.2010.08.017.
Fagerholt, K.; Lindstad, H. (2000) Optimal policies for maintaining a supply service in the Norwegian Sea. Omega, v. 28, n. 3, p. 269-275. DOI: 10.1016/S0305-0483(99)00054-7.
Ferro, F.; Teixeira, P. (2009) Os desafios do Pré-Sal. Brasília: Câmara dos Deputados. 78 p.
Fuellerer, G.; Doerner, K. F.; Hartl, R. F.; Iori, M. (2009) Ant colony optimization for the two-dimensional loading vehicle routing problem. Computers & Operations Research, v. 36, p. 655 – 673. DOI: 10.1016/j.cor.2007.10.021.
Friedberg, D. O.; Uglane, V. T. (2013) Routing and Scheduling of Platform Supply Vessels: Case from the Brazilian Petroleum Industry. 2013. Thesis (Master in Applied Economics and Optimization) – Department of Industrial Economics and Technology Management, Norwegian University of Science and Technology (NTNU), Norway.
Gendreau, M.; Iori, M.; Laporte, G.; Martello, S. (2008) A Tabu Search heuristic for the vehicle routing problem with two-dimensional loading constraints. Networks, v. 51, n. 1, p. 4–18. DOI: 10.1002/net.20192.
Gribkovskaia, I.; Laporte, G.; Shlopak, A. (2008) A tabu search heuristic for a routing problem arising in servicing of offshore oil and gas platforms. Journal of the Operational Research Society, v. 59, n. 11, p. 1449-1459. DOI: 10.1057/palgrave.jors.2602469.
Halvorsen-Weare, E. E.; Fagerholt, K. (2011) Robust supply vessel planning. Network Optimization. Springer Berlin Heidelberg, p. 559-573. DOI: 10.1007/978-3-642-21527-8_62.
Halvorsen-Weare, E. E.; Fagerholt, K.; Nonås, L. M.; Asbjørnslett, B. E.(2012) Optimal fleet composition and periodic routing of offshore supply vessels. European Journal of Operational Research, v. 223, p. 508-517.
DOI : 10.1016/j.ejor.2012.06.017.
Hamdi-dhaoui, K. ; Labadie, N.; Yalaoui, A. (2012) Problème de tournées de véhicules avec chargement bidimensionnel et contraintes de conflits partiels multi-objectif. Proceedings of MOSIM'12.
Henty, F. C.; Meza, B. M.; Vianna, D. S.; Vianna, M. De F. D. (2012) Um Modelo Matemático para a Programação e Roteirização de Embarcações de Apoio à Exploração de Petróleo Offshore. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 32, 2012, Bento Gonçalves (RS). Anais... Bento Gonçalves (RS): ABEPRO.
Iori, M.; Gonzáles, J. J. S.; Vigo, D. (2007) An exact approach for the vehicle routing problem with two-dimensional loading constraints. Transportation Science, v. 41 (2), p. 253-264. DOI: http://pubsonline.informs.org/doi/abs/10.1287/trsc.1060.0165.
Khebbache-hadji, S. ; Prins, C.; Yalaoui, A.; Reghioui, M. (2013) Heuristics and memetic algorithm for the two-dimensional loading capacitated vehicle routing problem with time windows. Central European Journal of Operations Research, v. 21, n. 2, p. 307-336.
DOI: 10.1007/s10100-011-0204-9.
Leung, S. C. H.; Zheng, J.; Zhang, D.; Zhou, X.(2010) Simulated annealing for the vehicle routing problem with two-dimensional loading constraints. Flexible services and manufacturing journal, v. 22, p. 61-82.
DOI: 10.1007/s10696-010-9061-4.
Leung, S. C. H.; Zhou, X.; Zhang, D.; Zheng, J. (2011) Extended guided tabu search and a new packing algorithm for the two-dimensional loading vehicle routing problem. Computers & Operations Research, v. 38, p. 205 – 215. DOI: 10.1016/j.cor.2010.04.013.
Leung, S. C. H.; Zhang, Z..; Zhang, D.; Hua, X.; Lim, M. K. (2013) A meta-heuristic algorithm for heterogeneous fleet vehicle routing problems with two-dimensional loading constraints. European Journal of Operational Research, v. 225, p. 199–210. DOI: 10.1016/j.ejor.2012.09.023.
Lopes, P. H. M. (2011) Uma Solução para o Problema de Roteamento de Embarcações de Apoio “Offshore” através da Metaheurística RTR. Dissertação de Mestrado, COPPE, UFRJ, Rio de Janeiro.
Martínez, L.; Amaya, C. A. (2013) A vehicle routing problem with multi-trips and time windows for circular items. Journal of the Operational Research Society, v. 64, n. 11, p. 1630-1643. DOI: 10.1057/jors.2012.128.
Muñoz, A. L. (2011) Solución al problema de ruteo de vehículos con restricciones de capacidad y reordenamiento de carga en los sitios de demanda. 84 f. Tesis Doutorado, PUC de Chile, Chile.
Norlund, E. K.; Gribkovskaia, I. (2013) Reducing emissions through speed optimization in supply vessel operations. Transportation Research Part D: Transport and Environment, v. 23, p. 105-113. DOI: 10.1016/j.trd.2013.04.007.
Panamarenka, K. Minimization of emissions in periodic supply vessel planning through speed optimization. 2011. Thesis (Master in Logistics) – Molde University College, Norway, 2011.
Ribeiro, L. S.; Iachan, R. (2009) Dimensionamento da Frota de Supridores para Plataformas de Petróleo. Anais do XLI Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, SOBRAPO, Bahia.
Shen, Y.; Murata, T. (2012) Pick-up Scheduling of Two-dimensional Loading in Vehicle Routing Problem by using GA. In: Proceedings of the International MultiConference of Engineers and Computer Scientists, IMECS, v. 2, p. 1532-1537, Hong Kong.
Shyshou, A.; Fagerholt, K.; Gribkovskaia, I.; Laporte, G. (2012) A large neighbourhood search heuristic for a periodic supply vessel planning problem arising in offshore oil and gas operations. INFOR: Information Systems and Operational Research, v. 50, n. 4, p. 195-204. DOI: http://dx.doi.org/10.3138/infor.50.4.195.
Sopot, E.; Gribkovskaia, I. (2014) Routing of Supply Vessels to with Deliveries and Pickups of Multiple Commodities. Procedia Computer Science, v. 31, p. 910-917. DOI: 10.1016/j.procs.2014.05.343.
Strodl, J.; Doerner, K.F.; Tricoire, F.; Hartl, R.F. (2010) On index structures in hybrid metaheuristics for routing problems with hard feasibility checks: An application to the 2-dimensional loading vehicle routing problem. In: Blesa, M.J.; Blum, C.; Raidl, G.; Roli, A.; Sampels, M. Hybrid Metaheuristics, v. 6373 of Lecture Notes in Computer Science, p. 160-173, Springer Berlin Heidelberg. DOI: 10.1007/978-3-642-16054-7_12.
Vaquero, T. S.; Costa, G.; Tonidandel, F.; Igreja, H.; Silva, J. R.; Beck, C. (2012) Planning and Scheduling Ship Operations on Petroleum Ports and Platforms. In: Proceedings of the Scheduling and Planning Applications Workshop. p. 8-16.
Vianna, D. S.; Meza, E. B. M.; Hentzy, F. C.; Martins, C. B.; Medeiros, A. P. (2012) Heurísticas Baseadas em Busca Local para a Programação e Roteirização de Embarcações de Apoio à Exploração de Petróleo OffShore, Analisando Múltiplas Estruturas de Vizinhança. Anais do XLIV SOBRAPO, Rio de janeiro.
Zachariadis, E. E.; Kiranoudis, C. T.; Tarantilis, C. D. (2009) A Guided Tabu Search for the Vehicle Routing Problem with two-dimensional loading constraints. European Journal of Operational Research, v. 195, n. 3, p. 729–743. DOI: 10.1016/j.ejor.2007.05.058.
Zachariadis, E. E.; Tarantilis, C. D.; Kiranoudis, C. T. (2013) Integrated distribution and loading planning via a compact metaheuristic algorithm. European Journal of Operational Research, v. 228, p. 56–71. DOI: 10.1016/j.ejor.2013.01.040.
Wei, L., Zhang, Z., Zhang, D., Lim, A. (2015) A variable neighborhood search for the capacitated vehicle routing problem with two-dimensional loading constraints. European Journal of Operational Research, v. 243, n.3, p. 798-814. DOI: 10.1016/j.ejor.2014.12.048.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.