Métodos de seleção granulométrica com foco na resistência à deformação permanente
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v24i2.1129Keywords:
Deformação permanente, Flow Number, Seleção granulométrica, Método FAD, Método BaileyAbstract
A granulometria de uma mistura asfáltica tem papel relevante em sua resistência à deformação permanente. Resultados práticos mostram que a simples obediência às faixas do DNIT não garantem resistência a tal defeito. Neste trabalho, avalia-se e compara-se os métodos Bailey e Faixa de Agregados Dominantes (FAD). Ambos buscam fornecer granulometrias com intertravamento adequado para resistir à deformação permanente. Utilizou-se 8 misturas asfálticas produzidas com materiais de diferentes regiões do Brasil. Os resultados mostram que o método FAD pode ser utilizado em fase de projeto para estimar o desempenho de campo das misturas asfálticas quanto ao defeito em questão baseando-se em um único parâmetro granulométrico (porosidade FAD). Por outro lado, dos parâmetros do método Bailey (AG, GAM e FAM), apenas os valores de AG refletem o comportamento mecânico das misturas asfálticas. Os resultados de laboratório e de campo indicam o potencial para aplicação prática do método FAD.
MÉTODOS DE SELEÇÃO GRANULOMÉTRICA COM FOCO NA RESISTÊNCIA À DEFORMAÇÃO PERMANENTE
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