Metodologia de análise espacial para identificação de locais críticos considerando a severidade dos acidentes de trânsito

Authors

  • Marcelo Pereira Queiroz
  • Carlos Felipe Grangeiro Loureiro
  • Yaeko Yamashita

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v12i2.135

Abstract

Este artigo descreve e aplica uma metodologia de análise espacial para identificação dos locais críticos de acidentes de trânsito com base no índice de severidade do acidente, permitindo ao analista selecionar a forma mais adequada para tratamento de cada local crítico na malha viária de uma cidade. Como principal ferramenta de análise, utiliza-se a rotina de agrupamento espacial do vizinho mais próximo a qual possibilita identificar e representar os locais críticos (interseções, trechos, corredores e áreas) de ocorrência de eventos espaciais em um mapa digital por intermédio do conceito de elipse de desvio padrão. Acredita-se que este trabalho apresenta uma significativa contribuição para a elaboração de novas metodologias de estudos de acidentes de trânsito que incorporem outras variáveis relacionadas aos acidentes, como volume de tráfego, e também outros eventos de caráter espacial que contribuem para a ocorrência deste grave fenômeno urbano.

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Published

2004-07-02

How to Cite

Queiroz, M. P., Loureiro, C. F. G., & Yamashita, Y. (2004). Metodologia de análise espacial para identificação de locais críticos considerando a severidade dos acidentes de trânsito. TRANSPORTES, 12(2). https://doi.org/10.14295/transportes.v12i2.135

Issue

Section

Artigos