Uma abordagem adaptativa de busca tabu aplicada ao problema de roteamento de veículos

Authors

  • Vitória Pureza
  • Paulo Morelato França

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v9i2.169

Abstract

Neste trabalho descrevemos experimentos com a abordagem adaptativa de busca tabu BTA que sistematicamente perturba elementos tabu selecionados. A natureza, grau e duração de cada perturbação é determinada pela análise de padrões descritos pelas trajetórias de busca mais recentes. O objetivo principal desta abordagem é o de alterar os níveis de restritividade de forma a intensificar a busca em regiões promissoras e de provocar diversificação se as possibilidades de melhoria parecem mínimas. Uma implementação tabu inicialmente aplicada ao Problema do Caixeiro Viajante (PCV) foi estendida ao Problema de Roteamento de Veículos (PRV). São analisados tempo computacional e qualidade de solução entre a implementação adaptativa e a implementação sem estes mecanismos. Os testes envolvem 14 problemas da literatura e as implementações foram sujeitas a níveis de restritividade não controlados e impostos por outros elementos tabu. Comparações de desempenho também incluem outros algoritmos de busca tabu competitivos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2001-07-02

How to Cite

Pureza, V., & França, P. M. (2001). Uma abordagem adaptativa de busca tabu aplicada ao problema de roteamento de veículos. TRANSPORTES, 9(2). https://doi.org/10.14295/transportes.v9i2.169

Issue

Section

Artigos