Avaliação dos impactos do tráfego na mobilidade da população infantil através da análise de correspondência múltipla
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v8i1.198Abstract
o pedestre apesar de ser um dos elementos dos sistemas de transportes raramente é considerado no planejamento de transportes, mesmo tendo seus deslocamentos grandemente prejudicados pelo tráfego de veículos e pelas características da via. Uma das inibições às quais o pedestre está exposto refere-se ao efeito barreira, que impõe uma série de dificuldades à mobilidade do pedestre. Na análise e avaliação do efeito barreira é necessário estudar um grande número de variáveis com diferentes características e ordens de grandeza, inclusive trabalhando-se concomitantemente com variáveis ordinais e nominais. Neste trabalho aplica-se uma técnica denominada Análise de Correspondência Múltipla, que permite analisar diferentes tipos de variáveis simultaneamente, em um grupo de crianças sujeitas ao fenômeno do efeito barreira. É demonstrada a aplicação desta técnica estatística e também avaliados impactos nas crianças estudadas. O trabalho indicou haver correlações entre a percepção do tráfego na via estudada, o grau de mobilidade e a quantidade de atividades e de locais freqüentados pelas crianças no bairro.
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