Modeling travel mode choice under social influence for the brazilian context

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v28i3.2214

Keywords:

Travel mode choice. Social influence. Social network. Travel behavior.

Abstract

This study aims to define a behavioral model to verify whether there is social influence on the travel mode choice made in the Brazilian context. To achieve this goal, a survey was carried out at the Darcy Ribeiro campus of the University of Brasilia, via which travel and social data were collected, and which were analyzed by a multinomial logit model. The results of the research reveal that there is social influence on the travel mode choice made by the students commuting to the University of Brasilia, especially when considering sustainable modes (biking and walking) and carpooling: the odds of an ego using a sustainable mode are 76% higher if there is an increase of 10% in the proportion of alters who use sustainable modes. The odds of an ego carpooling are 27% higher when their alter’s carpooling increases by 10%. Knowledge of social influence allows a better perception of relevant factors for the decision-making process. Smart urban mobility policies must consider this perspective, especially those policies that aim to promote sustainable and shared travel modes as alternatives to high levels of automobile use.

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Author Biographies

Diego Rosa Mota, Postgraduate Program of Transportation Research Group of Travel Behavior and New Technologies (CTNT) University of Brasilia, Brazil

Engenheiro Civil no Ministério do Desenvolvimento Regional, com experiência em análise técnica/orçamentária de projetos de infraestrutura, bem como fiscalização/gestão de convênios/contratos de obras públicas e de serviços de engenharia e manutenção predial. Professor conteúdista EAD, mestre em Planejamento de Transportes pela Universidade de Brasília-UnB (2019), cursou parte da graduação em engenharia civil na Heriot-Watt University em Edimburgo-Reino Unido como bolsista do programa Ciência sem Fronteiras. Em 2013 foi premiada no 9º Concurso de Monografia CBTU e recebeu moção de aplausos na Câmara Legislativa de Luziânia-GO pela elaboração do projeto: "Modelo Funcional para o trem Luziânia-Brasília: Um proposta de Integração e Desenvolvimento Regional".

Pastor Willy Gonzales Taco, Postgraduate Program of Transportation Research Group of Travel Behavior and New Technologies (CTNT) University of Brasilia, Brazil

Engenheiro Civil pela Universidad Nacional de San Agustin de Arequipa UNSA - (1991), Mestre em Transportes Urbanos pela Universidade de Brasília - UnB (1997) e Doutor em Engenharia de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo - EESC/USP (2003). Professor Associado a Dedicação exclusiva do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (ENC/UnB), Programa de Pós-graduação em Transportes da Universidade de Brasília (PPGT/UnB), Coordenador do Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (Ceftru), membro da Comissão de Avaliação de Área da Engenharia Civil do ENADE período 2014 - 2016, ex-Coordenador por dois períodos do Programa de Pós-Graduação em Transportes, ex-Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Civil, ex-Coordenador do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Engenharia Civil, Tutor do Grupo DEXTRA inteligência em mobilidade, transportes e logística, orientador do coletivo Bicicleta Livre UnB, líder do Grupo de pesquisa do CNPq Comportamento em Transportes e Novas Tecnologias (CTNT), orientador do Carona Phone, membro efetivo do Conselho de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal - CTPC/DF, com áreas de pesquisa em Planejamento dos Transportes, Abordagem de Viagens Baseadas em Atividades, Análise Comportamental em Transportes, Sistemas de Informações Geográficas em Transportes, Novas Tecnologias em Transportes, Inovação e Tecnologias Disruptivas nos Transportes, Sistemas Inteligentes em Transportes e Mobilidade, Veículos Autônomos-Conectados-Compartihados, Corredores Rodoviários Inteligentes (CRIs); Confiabilidade, Vulnerabilidade e Resiliência em Transportes.

Zuleide Oliveira Feitosa, Postgraduate Program of Transportation Research Group of Travel Behavior and New Technologies (CTNT) University of Brasilia, Brazil

Professora substituta da Universidade de Brasíiia-Departamento de Processos Psicológicos Básicos-PPB. Doutora em TRANSPORTES pela Universidade de Brasilia - UnB (2017). Fez doutorado sanduciche em parceria com a University of Michigan nos Estados Unidos (UMICH) em 2016-2017, onde desenvolveu atividade de pesquisa pelo SMART CITY , grupo de pesquisa da Universidade de Michigan- MICH. Mestre em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO) pela Universidade de Brasília (2010). Especialização em Gestao da Cultura, Clima e Bem-estar Organizacional, Universidade de Brasília-UnB (2003-2005). Psicóloga pela Universidade Federal do Maranhão _ UFMA (1996-2001) Professora da faculdade de teologia - Seminário Presbiteriano de Brasília. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Comportamental e ambiental; do trânsito e transporte, atuando principalmente nos seguintes temas: trânsito, docencia, pesquisa e intervenção em conflitos. Pos-doutoramento em mobilidade, transito e transportes, por meio do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território.

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Published

2020-08-31

How to Cite

Mota, D. R., Taco, P. W. G., & Feitosa, Z. O. (2020). Modeling travel mode choice under social influence for the brazilian context. TRANSPORTES, 28(3), 251–265. https://doi.org/10.14295/transportes.v28i3.2214

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Artigos