Influência de Medidas de Segurança de Trânsito no Comportamento dos Motoristas
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v19i1.259Abstract
Os acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte e invalidez ao redor do mundo, e estima-se que o elemento humano contribua para a ocorrência de mais de 90% deles, grande parte envolvendo o comportamento dos motoristas. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou identificar e classificar medidas de segurança de trânsito conforme sua influência em inibir o cometimento de infrações de trânsito no meio urbano. Para atingir esse objetivo, foram realizadas uma pesquisa qualitativa e uma pesquisa quantitativa. Na primeira, feita por meio de grupos focados, identificaram-se as infrações de trânsito que mais contribuem para os acidentes (embriaguez, excesso de velocidade e avanço de sinal vermelho de semáforo), bem como elementos que auxiliaram na elaboração da pesquisa quantitativa. Esta, por sua vez, consistiu em um questionário autorrelatado aplicado a motoristas de automóvel, no qual verificou-se que as medidas de segurança associadas à restrição de direitos e à possibilidade de ser flagrado pelas autoridades são as que mais influenciam os motoristas a não cometerem infraçõesDownloads
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Published
2011-11-04
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Nodari, C. T., & Bottesini, G. (2011). Influência de Medidas de Segurança de Trânsito no Comportamento dos Motoristas. Transportes, 19(1), 77–86. https://doi.org/10.14295/transportes.v19i1.259
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