UMA CONTRIBUIÇÃO À SOLUÇÃO DO PROBLEMA DE ROTEAMENTO COM MÚLTIPLOS OBJETIVOS
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v3i1.309Abstract
Este trabalho foi desenvolvido a fim de apresentar soluções para o problema de roteamento com múltiplos objetivos. No intuito de analisar a solução para este tipo de problema foi estudado o caso de sistema de ônibus fretado. As conclusões obtidas na elaboração da solução deste tipo de problema poderão ser aplicadas em varias situações de roteamento com múltiplos objetivos. No caso de sistema de ônibus fretado os objetivos principais estabelecidos visando a adoção do sistema proposto foram: a minimização do tempo de viagem dos usuários; a minimização da diferença entre o horário de saída de casa no sistema de transporte atual e o horário de saída apos a adoção do novo sistema; a minimização da distancia percorrida pela frota (custos) e a máxima precisão no horário de chegada. Na elaboração da solução do problema utiliza-se a técnica proposta por Kikuchi, Teodorovic e Hohlacov (1991) que se baseia na utilização conjunta do algoritmo de Clarke-Wright (1962) e do método TOPSIS (Technique for Order Preference by Similarity to Ideal Solution) desenvolvido por Yoon e Hwang (1981) que possibilita a analise do problema contendo objetivos nitidamente conflitantes. O algoritmo utilizado para a solução do problema foi implementado em microcomputador compatível ao IBMPC, com as adaptações necessárias às características do problema. Analisa-se um caso particular buscando interpretar os resultados obtidos. Nesta analise variamos os pesos atribuídos a cada função objetivo, permitindo assim uma maior compreensão do comportamento do problema frente a variação dos desejos dos usuários e operadores (nível de importância relativa de cada função objetivo). A técnica de solução aqui utilizada pode ser empregada em qualquer problema de roteamento que permita a comparação entre os índices obtidos pelos pares de nos nas diferentes funções objetivo que forem analisadas. O programa desenvolvido não se limita a solução deste problema, pois pode-se utilizá-lo tanto para passageiros quanto para mercadorias. Pode-se aplicar o mesmo método para uma empresa que deve realizar o transporte de uma matéria-prima que deve ficar o menor tempo possível em trânsito.
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