TRANSPORTE E QUALIDADE DE VIDA
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v1i1.341Abstract
A questão ambiental está em evidencia em todo o mundo. Os impactos ambientais e as possíveis conseqüências de curto, médio e longo prazo decorrentes destes impactos tem sido objeto de atenção nas diversas áreas do conhecimento. Algumas escolas de primeiro grau incorporaram o tema Meio Ambiente aos seus currículos, como forma de familiarizar crianças, desde cedo, com problemas que devem ser atacados hoje e mais seriamente ainda no futuro. Os RIMAs (Relatórios de Impactos no Meio Ambiente) passaram a ser exigência legal a todos os principais projetos de engenharia. Existem evidencias de que os impactos ambientais estão altamente correlacionados com a expectativa de vida humana na Terra. Tanto países considerados "desenvolvidos" quanto aqueles considerados "em desenvolvimento" alegam estar em busca de uma melhor Qualidade de Vida para a população quando promovem ações que de alguma forma impactam o Meio Ambiente. A questão principal a ser resolvida seria como manter e, na maioria dos casos, como melhorar as condições de vida dos povos sem causar danos ao Meio Ambiente, ou em ultima instancia, como minimizar estes danos. Entretanto, existem algumas questões que não foram suficientemente exploradas: O que é Qualidade de Vida? Qual o conceito relacionado a esta expressão? Seria possível quantificar Qualidade de Vida? Que fatores contribuem ou estão relacionados com este conceito? Qual a relação entre Transporte e Qualidade de Vida? Dadas a subjetividade e a complexidade embutidas neste conceito, torna-se muito difícil formular respostas precisas para todas estas questões. O objetivo deste trabalho e, numa primeira etapa, resgatar a discussão sobre a questão da Qualidade de Vida, ressaltando seu caráter subjetivo e as dificuldades envolvidas na avaliação de sua definição. Espera-se, com isto, avançar no sentido de estabelecer uma base conceitual para Qualidade de Vida. Entretanto, o objetivo principal deste trabalho e o de estabelecer o grau de contribuição dos aspectos envolvidos com a oferta de transportes nos níveis de Qualidade de Vida. Numa abordagem genérica, discute-se a relevância do tema, a relação existente entre Meio Ambiente e Qualidade de Vida, a complexidade e a dificuldade no tratamento desta questão e apresenta-se uma proposta de definição para Qualidade de Vida. No tocante aos Transportes, são apresentados os principais fatores que influenciam a Qualidade de Vida, os principais conflitos de interesses e algumas metodologias de avaliação tanto monetária como não-monetária dos impactos ambientais. Ao final, define-se a contribuição dos Sistemas de Transportes na Qualidade de Vida, ao que se desenvolveu um modelo te6rico que explicita tal relação. O modelo proposto pode ser utilizado como instrumento na avaliação da correlação existente entre Transporte e Qualidade de Vida, ainda que apresente algumas dificuldades de aplicação pratica graças a considerável subjetividade inerente ao assunto. Tal modelo não esgota a discussão sobre Transporte e Qualidade de Vida, pelo contrario, deve ser considerado um referencial a mais na questão do estabelecimento da correlação existente entre estes fatores. A eficácia na sua utilização estará diretamente ligada ao grau de precisão na determinação de cada um dos fatores que o compõe. Espera-se com este trabalho, estar contribuindo para um maior entendimento do conceito "Qualidade de Vida" e da relação existente entre Meio Ambiente, Qualidade de Vida e Sistemas de Transportes.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who submit papers for publication by TRANSPORTES agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant TRANSPORTES the right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors may enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of this journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in TRANSPORTES.
- Authors are allowed and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after publication of the article. Authors are encouraged to use links to TRANSPORTES (e.g., DOIs or direct links) when posting the article online, as TRANSPORTES is freely available to all readers.
- Authors have secured all necessary clearances and written permissions to published the work and grant copyright under the terms of this agreement. Furthermore, the authors assume full responsibility for any copyright infringements related to the article, exonerating ANPET and TRANSPORTES of any responsibility regarding copyright infringement.
- Authors assume full responsibility for the contents of the article submitted for review, including all necessary clearances for divulgation of data and results, exonerating ANPET and TRANSPORTES of any responsibility regarding to this aspect.