Fluxos mínimos de veículos para implantação de faixas adicionais em aclives de rodovias de pista simples
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v15i1.43Abstract
Este trabalho trata de uma adaptação do critério de fluxos mínimos de veículos, proposto pela AASHTO, para avaliar a necessidade de implantação de faixas adicionais em aclives de rodovias brasileiras. Os fluxos mínimos de veículos foram obtidos por análise econômica com uso de relação benefício/custo. Os benefícios considerados foram a redução dos custos operacionais dos veículos e dos tempos de viagens, quando implantada a faixa adicional. Os benefícios foram calculados do ganho de velocidade média, redução do tempo de viagem e da porcentagem de veículos em espera nos pelotões; essas informações foram extraídas de mais de 20.000 simulações efetuadas com o simulador
TRARR. O custo do investimento foi composto por duas parcelas: custo de construção e custo de manutenção da faixa adicional. Os fluxos mínimos obtidos foram aqueles em que a relação benefício/custo era igual à unidade. O critério mencionado complementa uma proposta de adaptação das diretrizes da AASHTO, para análise da necessidade de faixas adicionais de subida em rodovias de pista simples brasileiras que, se adotadas, irão possibilitar a melhoria do nível de serviço e da segurança do trânsito.
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