Reaproveitamento de areia de fundição residual em misturas de areia asfalto usinada a quente
DOI:
https://doi.org/10.4237/transportes.v20i4.614Abstract
Nos últimos anos, no Brasil, a produção de areia de fundição residual (AFR) tem aumentado em função do desenvolvimento do país. Neste estudo, é analisado o reaproveitamento da AFR em misturas do tipo areia asfalto usinada a quente (AAUQ), para emprego em bases de pavimentos. Misturas com diferentes granulometrias, tipo e teor de ligante asfáltico foram avaliadas através de ensaios de módulo de resiliência, resistência à tração e fluência por compressão uniaxial (creep) estática. Os resultados foram avaliados estatisticamente para determinar a influência dos fatores nos parâmetros estudados. O emprego de ligante asfáltico mais consistente produziu misturas com melhor desempenho. A adição de 10% de agregado fino britado e 3% de cal hidratada, utilizados para modificar a distribuição granulométrica das misturas também melhorou as propriedades avaliadas. De modo geral, conclui-se que as misturas de AAUQ são uma boa alternativa para reaproveitar o resíduo em grandes quantidades.Downloads
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