Análise dos Custos Logísticos Aplicada à Cadeia Logística Reversa do Pneu Inservível

Authors

  • Cristiane Duarte Ribeiro de Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Márcio de Almeida D'Agosto Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.4237/transportes.v21i2.649

Abstract

O pneu inservível se descartado inadequadamente, pode causar danos à saúde pública e ao meio ambiente, devendo ser reciclado e reaproveitado em outros ciclos produtivos. No entanto, por ser considerado um bem de valor negativo para o mercado, tem seu processo de logística reversa e destinação custeados. Visando verificar o impacto dos custos logísticos no valor final do pneu processado e em sua competitividade, este trabalho teve por objetivo principal realizar uma análise dos custos logísticos da cadeia logística reversa do pneu inservível, considerando como destino o co-processamento em indústrias de cimento. Adicionalmente, foi proposta uma estrutura de custos aplicável a cadeias logísticas reversas e apresentado um modelo conceitual para a cadeia logística reversa do pneu inservível. Por meio de um estudo de caso aplicado em empresas de ônibus do Município do Rio de Janeiro, analisou-se o impacto de diferentes estratégias de gestão do transporte no custo logístico da cadeia, no custo total do pneu processado e na substituição do coque de petróleo pelo pneu inservível. Verificou-se que o transporte é responsável por 76% dos custos logísticos e que estes respondem por 65,3% do custo total. A partir de modificações na gestão do transporte foi possível reduzir o custo total do pneu processado em 25%, de modo que este se tornasse competitivo com o coque de petróleo, representando um valor 6% menor do que o valor de compra do coque de petróleo.

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Author Biographies

Cristiane Duarte Ribeiro de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Aluna do curso de doutorado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia COPPE/UFRJ, com mestrado em Engenharia de Transpote pelo PET/COPPE/UFRJ (2011) e graduação em Administração pela Universidade Estácio de Sá (2007) e Tecnologia de Processamento de dados pela Universidade do Grande Rio (2002). Possui experiência em comércio e transporte de carga. Temas de interesse: transporte, energia e meio ambiente, logística e planejamento de transporte.

Márcio de Almeida D'Agosto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado em Engenharia Mecânica e de Automóveis e mestre em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (1989 e 1999). Doutor em Engenharia de Transportes pela COPPE/UFRJ (2004). Possui experiência profissional em empresas como Companhia Brasileira de Petróleo Ipiranga, SHV/Minasgás S.A. Distribuidora de Gás Combustível e Coca-Cola. Ocupou cargo de Diretor de Planejamento de Transportes na Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Foi professor do Instituto Militar de Engenharia (IME) e do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). Desde 2006 é professor adjunto do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ com experiência nas áreas Planejamento de Transporte de Carga, Logística, Energia e Transportes e Transportes e Meio Ambiente, com ênfase em Gestão de Sistemas de Transporte. É Diretor da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET), consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério de Ciência e Tecnologia e Coordenador Adjunto da área de Engenharias I na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação e Cultura. É autor líder do capítulo 8 (Transportes) do Relatório 5 do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) das Nações Unidas. Coordenou o capítulo de transportes do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) do Ministério do Meio Ambiente. Consolidada experiência profissional no gerenciamento de frotas de veículos pesados (caminhões e ônibus) e gestão da distribuição física. Atuais linhas de pesquisa: transporte de rodoviário de carga, logística verde, gestão sustentável de cadeias de suprimento, simulação aplicada ao transporte, ensino em transportes, jogos de empresa aplicados a logística e transporte, transporte energia e meio ambiente

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Published

2013-08-31

How to Cite

Souza, C. D. R. de, & D’Agosto, M. de A. (2013). Análise dos Custos Logísticos Aplicada à Cadeia Logística Reversa do Pneu Inservível. TRANSPORTES, 21(2), 38–47. https://doi.org/10.4237/transportes.v21i2.649

Issue

Section

Artigos