Avaliação do ganho na redução de CO2 devido a disponibilidade de um sistema metroviário: Aplicação no Metrô do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.4237/transportes.v21i2.653Abstract
A emissão de CO2 pelos sistemas metroviários é geralmente muito pequena. Haveria maior emissão, caso seus passageiros não dispusessem do sistema e tivessem que utilizar outros modos de transporte. Adicionalmente, aumentariam os congestionamentos, crescendo o consumo de combustível e produzindo maior emissão. A existência do sistema metroviário evita a emissão que seria produzida por mais veículos em circulação e os consequentes congestionamentos, favorecendo, também, o aumento da densidade populacional em seu entorno, o que contribui para mais viagens a pé ou por bicicleta. Este trabalho visa analisar a influência dos sistemas metroviários na emissão de CO2, sob uma abordagem que considere tanto a emissão produzida quanto a emissão evitada, evidenciando os benefícios de menor emissão de carbono de todo o sistema de trânsito, proporcionados pelo sistema metroviário. Uma metodologia é apresentada e aplicada no Metrô do Rio de Janeiro, quantificando a emissão líquida evitada pelo sistema.
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