AVALIAÇÃO DO EFEITO DE LIGANTES ASFÁLTICOS MODIFICADOS NA RESISTÊNCIA À DEFORMAÇÃO PERMANENTE DE MISTURAS ASFÁLTICAS DENSAS
DOI:
https://doi.org/10.4237/transportes.v21i3.685Abstract
A modificação de ligantes asfálticos é uma prática cada vez mais comum em vias de elevado volume de tráfego e tem como objetivo a melhoria das características reológicas desses materiais, principalmente em temperaturas extremas. O objetivo principal deste trabalho é estudar o efeito de diversos ligantes asfálticos modificados na rigidez e na resistência à deformação permanente de misturas asfálticas densas. Foram estudadas 13 misturas com a mesma granulometria e tipos de agregados e com diferentes tipos de ligantes asfálticos modificados por polímeros e ácido polifosfórico (PPA). A caracterização da deformação permanente foi feita por meio do ensaio de creep dinâmico e das variáveis de densificação CDI e TDIm. Os resultados mostraram que a modificação dos ligantes exerceu um efeito considerável na resistência à deformação permanente das misturas, principalmente naquelas em que foram utilizados ligantes modificados por polímeros. Nessas misturas foi observado que o Flow Number, parâmetro de ruptura do ensaio de creep dinâmico, não foi atingido, mesmo após os 10.000 ciclos previstos para esse ensaio. Verificou-se que os resultados das variáveis CDI e TDIm foram influenciados principalmente pelo teor de projeto das misturas e essas apresentaram um ordenamento diferente do observado nos ensaios de creep dinâmico.
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