Indicadores do desempenho de misturas asfálticas determinados através do ensaio de compressão diametral
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v16i1.10Resumo
Os ensaios de compressão diametral são amplamente usados no Brasil para determinação das propriedades mecânicas de misturas asfálticas, tanto através de ensaios monotônicos para determinação da resistência à tração, quanto sob carregamentos cíclicos para determinação do módulo de resiliência e da vida de fadiga. Este trabalho teve como objetivo mostrar que com instrumentação adequada destes ensaios, indicadores adicionais àqueles usualmente determinados podem ser obtidos. A energia mobilizada durante o ensaio de resistência à tração, bem como o monitoramento da rigidez ao longo do ensaio de fadiga e a defasagem medida entre o pulso de carga e o deslocamento no ensaio de módulo de resiliência, mostram-se promissores para este propósito.
Abstract Indirect tensile test (IDT) are broadly used in Brazil for the assessment of mechanical properties of asphalt mixes, not only under monotonic loading to determine the tensile strength, but also under cyclic loading to determine resilient modulus and fatigue life. This study tries to demonstrate that with adequate instrumentation of these tests, additional indicators to those usually determined are possible to be obtained. The mobilized energy during the IDT test, as well as the monitoring of the stiffness during the fatigue test and the phase lag measured between load and displacement pulses in the resilient modulus test are promising for this purpose.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.