Avaliação das mudanças nas velocidades das linhas de ônibus da cidade de São Paulo após a implantação de faixas exclusivas através da análise de dados de GPS
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v24i4.1008Palavras-chave:
Faixas exclusivas de ônibus, dados de GPS, velocidades de ônibus, monitoramento.Resumo
Este artigo apresenta uma análise da evolução das velocidades observadas nas linhas de ônibus do município de São Paulo entre os períodos de agosto de 2013 e abril de 2015. Nesse período foram implantadas faixas exclusivas para ônibus pela cidade que buscam priorizar o transporte coletivo nessas vias. Para tanto, foi desenvolvido um algoritmo que permitiu calcular as velocidades das viagens dos ônibus nas linhas através dos dados de GPS dos veículos. O algoritmo foi aplicado a um conjunto de linhas de ônibus do transporte coletivo municipal para um período de 20 dias úteis no mês de agosto de 2013, ou seja, antes da implantação das faixas exclusivas, e também para abril de 2015, quando as mesmas já estavam em operação. Dois grandes grupos de linhas foram analisados: 68 linhas que não tiveram faixas exclusivas implan-tadas em seus itinerários (não beneficiadas) e 240 das que tiveram ao menos um trecho dos seus respectivos trajetos com faixa exclusiva implantada. Os resultados obtidos mostram que, enquanto as linhas não beneficiadas tiveram um aumento médio de apenas 0,39% na mediana das velocidades das viagens com partidas entre 18h-19h, ou seja, no período mais crítico de pico da tarde, as linhas do grupo beneficiado tiveram aumento expressivo médio de 9,13% na mediana das velocidades. Entretanto, foi também observado que a distribuição das melhorias nos tempos de viagem é heterogênea, ou seja, algumas linhas tiveram redução das velocidades dos seus trajetos neste período, apesar dos benefícios das faixas exclusivas
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