Análise crítica e ajuste de modelos de previsão de fadiga com análise incremental de danos para BGTC executada em pavimento asfáltico semirrígido

Autores

  • Fernando Silva Albuquerque Universidade Federal de Sergipe
  • Airton Teles de Mendonça Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v25i2.1046

Palavras-chave:

Camadas cimentadas. Previsão de fadiga. Lei de Miner.

Resumo

O dano que gera fadiga em camadas cimentadas é função dos diferentes esforços que solicitam a estrutura. Este conceito é o princípio da análise de dano acumulado, cujo uma das formas mais utilizadas de contabilização é pela Lei de Miner. Contudo, com o avanço progressivo do dano, a rigidez das camadas do pavimento é reduzida. Baseando-se nesses conceitos, realizou-se um estudo neste trabalho para avaliação de cinco modelos de previsão de desempenho para ruptura por fadiga em camada de Base de Brita Graduada Tratada com Cimento (BGTC), cujo foi monitorada por dois anos em uso. Três deles (AASHTO, 2004; BALBO, 1999; PCA, 1984) utilizam a relação da tensão de tração atuante na camada e sua resistência à tração na flexão. Devido à redução da rigidez da camada, a tensão de tração atuante tende a reduzir ao longo do tempo, gerando uma previsão de vida de fadiga tendendo ao infinito. Os dois outros modelos (SAPEM, 2013; AUSTROADS, 2012) utilizam a deformação específica de tração como critério de ruptura. Como ela aumenta com a redução da rigidez da camada, os dois modelos previram vida de fadiga, porém subestimento as observações em campo. Realizou-se ainda uma calibração destes dois modelos para o trecho experimental analisado, bem como foram definidos os modelos para estimativa do módulo de resiliência da BGTC em função da evolução do dano em cada um dos modelos calibrados.

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Biografia do Autor

Fernando Silva Albuquerque, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (2000), mestrado em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande (2004) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professor da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Pavimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: gerência de pavimento, projeto de pavimentação e construção rodoviária.

Airton Teles de Mendonça, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe

Departamento de Construção / Área de Pavimentos

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Publicado

31-08-2017

Como Citar

Albuquerque, F. S., & de Mendonça, A. T. (2017). Análise crítica e ajuste de modelos de previsão de fadiga com análise incremental de danos para BGTC executada em pavimento asfáltico semirrígido. TRANSPORTES, 25(2), 101–117. https://doi.org/10.14295/transportes.v25i2.1046

Edição

Seção

Artigos