Modelo matemático Two-echelon Capacitated Vehicle Routing Problem para a logística de distribuição de encomendas
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v24i3.1095Palavras-chave:
Two-Echelon Capacitated Vehicle Routing Problem, Frota Heterogênea, Restrição de Acesso Logística Reversa.Resumo
Muitas cidades vêm enfrentando dificuldades de mobilidade urbana e, por isso estão impondo restrições para à circulação de caminhões de maior porte. Assim, empresas de logística vêm atuando em uma logística de dois níveis usando Centros de Distribuição Urbanos (CDU) que recebem caminhões de maior porte e fracionam a carga para distribuir aos clientes em caminhões de pequeno porte. Para colaborar com este planejamento, este artigo realiza uma adaptação de um modelo matemático baseado no Two-echelon Capacitated Vehicle Routing Problem (2E-CVRP) para resolver de forma integrada a formação de rotas entre o depósito central e os CDU e as rotas destes para os clientes. O modelo foi aplicado à logística dos Correios na região metropolitana do Espírito Santo e instâncias com até 4 CDU e 25 clientes foram testadas com o uso do solver CPLEX 12.6 obtendo as rotas para as entregas nos dois níveis.
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