Análise de redes sociais aplicadas ao transporte aeroviário de cargas

Autores

  • Joao Pedro Pinheiro Malere Instituto Tecnológico de Aeronáutica
  • Vladimir Minas Instituto Tecnológico de Aeronáutica
  • Giovanna Miceli Ronzani Borille Instituto Tecnológico de Aeronáutica

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v24i4.1096

Palavras-chave:

Redes de transporte aéreo de carga, Análise de redes sociais, redes complexas.

Resumo

O presente artigo possui como objetivo analisar redes de transporte aéreo exclusivamente de carga nos Estados Unidos durante uma década, entre os anos de 2004 e 2014. Para isso é utilizada a Análise de Redes Sociais onde indicadores como closeness (centralidade de proximidade) e betweenness (centralidade de intermediação) são calculados. O artigo esboça comparações entre as redes e respectivas métricas das duas maiores empresas aéreas do setor e a das 18 maiores aéreas seguintes, o que permite avaliar o impacto de retrações econômicas, como a ocorrida em 2008, nessas redes assim como revelar assimetrias entre empresas de diferentes portes. Pode-se notar que, dentre outros aspectos, o grafo do transporte aéreo de carga gerado apresenta grande influência das duas maiores empresas privadas do setor, a FedEx e a UPS o que pode ser evidenciado, por exemplo, pelo número de nós que, em 2014, apresentou os valores de 178 e 106 respectivamente em comparação com 81 das demais 18 maiores aéreas.

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Publicado

01-12-2016

Como Citar

Pinheiro Malere, J. P., Minas, V., & Miceli Ronzani Borille, G. (2016). Análise de redes sociais aplicadas ao transporte aeroviário de cargas. TRANSPORTES, 24(4), 1–9. https://doi.org/10.14295/transportes.v24i4.1096

Edição

Seção

Artigos