Impacto das políticas de tratamento dos excessos de estoque sobre o efeito chicote em ambientes com demanda estocástica
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v16i1.11Resumo
A amplificação da variabilidade da demanda ao longo de uma cadeia de abastecimento é um fenômeno conhecido como Efeito Chicote (EC). Os principais modelos de quantificação deste fenômeno disponíveis na literatura utilizam o mesmo pressuposto no cálculo do tamanho dos pedidos: eventuais valores negativos correspondem a excessos de estoque que podem (i) ser devolvidos sem custo; ou (ii) ser totalmente desconsiderados. De acordo com os autores desses modelos, o modo como os excessos são tratados não produz impactos relevantes sobre a intensidade do EC. Diferentemente, neste artigo demonstra-se que a escolha de uma política ade- quada de tratamento dos excessos de estoque é fundamental para uma quantificação mais precisa do EC. Propõe-se, assim, uma nova política para tratamento desses excessos, capaz de evitar a amplificação desnecessária da variabilidade produzida por políticas inade- quadas sobre os níveis de demanda.
Abstract The amplification in demand variability throughout the elements of a supply chain is known as the Bullwhip Effect (BE). The best known models available in the literature to quantify the BE are based on a same assumption regarding lot size: negative order quantities resulting from calculations are treated as excessive inventories which may be: (i) handed back to suppliers at no cost; or (ii) completely disregarded. Such return policy, according to the authors proposing the BE models, would not impact significantly in the magnitude of the estimated BE. In this paper we demonstrate that the return policy is key in the measurement of the BE, affecting sig- nificantly its results. We thus propose a new return policy to respond to negative order quantities with the objective of minimizing the undesirable amplification in demand variability resulting from inadequate policies adopted in response to demand levels.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.