Avaliação da dependência espacial na modelagem do desempenho da segurança viária em zonas de tráfego

Autores

  • Marcos Jose Timbo Lima Gomes Universidade Federal do Ceará
  • Caio Assunção Torres Universidade Federal do Ceará
  • Flávio José Craveiro Cunto Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v24i4.1110

Palavras-chave:

Modelagem da segurança viária, autocorrelação espacial, modelo espacial local.

Resumo

Uma técnica comumente usada no processo de modelagem do Desempenho da Segurança Viária (DSV), no nível de planejamento, são os Modelos Lineares Generalizados (MLG) assumindo a distribuição binomial negativa para os erros. Limitações dessa técnica, por não considerar os efeitos espaciais, têm sido contornadas com a utilização de modelos espaciais locais a partir de técnicas de regressão espacial como a Regressão de Poisson Geograficamente Ponderada (RPGP). Este trabalho tem por objetivo apresentar uma análise comparativa entre modelos de previsão de acidentes globais não espaciais e locais espaciais para a estimação do DSV agregado ao nível de zonas de tráfego em Fortaleza/CE. Foram calibrados modelos para a variável dependente acidentes totais e acidentes com vítimas e os resultados mostraram que os modelos RPGP apre-sentaram melhor desempenho que os MLG nas medidas de ajustes e na redução da autocorrelação espacial dos resíduos, sendo capazes de captar a heterogeneidade espacial da frequência dos acidentes.

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Publicado

01-12-2016

Como Citar

Gomes, M. J. T. L., Torres, C. A., & Cunto, F. J. C. (2016). Avaliação da dependência espacial na modelagem do desempenho da segurança viária em zonas de tráfego. TRANSPORTES, 24(4), 59–56. https://doi.org/10.14295/transportes.v24i4.1110

Edição

Seção

Artigos