Ensaios MSCR segundo as normas ASTM D7405-10a e AASHTO T350-14: um estudo de caso envolvendo ligantes asfálticos modificados
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v24i3.1115Palavras-chave:
Borracha Moída de Pneus, Ácido Polifosfórico, Ensaio MSCR, Grau de Desempenho, Normas ASTM/AASHTO.Resumo
Este trabalho tem por objetivo comparar os resultados dos ensaios de fluência e recuperação sob tensão múltipla (MSCR) segundo os protocolos da ASTM D7405-10a e da AASHTO T350-14. A comparação foi feita com base em ensaios realizados com ligantes asfálticos modificados com ácido polifosfórico, borracha moída de pneus e uma combinação de ambos. Os percentuais de recuperação (R) e as compliâncias não-recuperáveis (Jnr) foram calculados e as variações foram quantificadas estatisticamente. O protocolo da ASTM subestimou os valores de R e superestimou os valores de Jnr para todas as formulações, em especial o CAP+borracha e o CAP+borracha+PPA. O CAP+PPA apresentou baixa sensibilidade à tensão e os melhores resultados para R e Jnr a 3.200 Pa, em ambos os protocolos, o que justifica a sua escolha como a melhor formulação. Os resultados obtidos com os ligantes asfálticos modificados serviram para ilustrar a importância de se migrar do protocolo da ASTM para o da AASHTO.
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