Alocação de aeronaves a voos considerando restrições operacionais, de manutenção e de desempenho das aeronaves

Autores

  • João Carlos Medau Universidade de Sao Paulo
  • Nicolau D F Gualda

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v26i2.1316

Palavras-chave:

Alocação de aeronaves e voos, Heurística, Programação linear inteira, Lista tabu.

Resumo

Este trabalho apresenta um modelo matemático exato, baseado em programação linear inteira, e um método heurístico, baseado na meta-heurística Busca Tabu, para a solução do problema de alocação de aeronaves a voos, ou tail assignment problem (TAP), considerando as restrições de conectividade de voos, permanência de aeronaves no solo, serviços de manutenção, limitações técnicas de aeronaves, conexões de passageiros e tripulantes e desempenho de aeronaves, visando a minimizar o custo total da operação. Os modelos desenvolvidos foram aplicados a problemas reais, extraídos da malha de uma empresa brasileira e os resultados obtidos apresentam ganhos em relação ao método de alocação de aeronaves utilizado na operação diária. Os tempos computacionais para solução pelo método exato são longos, indicando que o método heurístico é mais adequado, com resultados de boa qualidade obtidos em tempos computacionais razoáveis aceitáveis.

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Biografia do Autor

João Carlos Medau, Universidade de Sao Paulo

Programa de DoutoradoDepartamento de Engenharia de Transportes - Escola Politécncia da Universidade de São Paulo

Nicolau D F Gualda

Departamento de Engenharia de Transportes - Escola Politécncia da Universidade de São Paulo

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Publicado

31-08-2018

Como Citar

Medau, J. C., & Gualda, N. D. F. (2018). Alocação de aeronaves a voos considerando restrições operacionais, de manutenção e de desempenho das aeronaves. TRANSPORTES, 26(2), 101–117. https://doi.org/10.14295/transportes.v26i2.1316

Edição

Seção

Artigos