Análise socioeconômica de alternativas para o transporte ferroviário de passageiros em uma rede regional

Autores

  • Cassiano Augusto Isler Universidade Federal de Santa Catarina Centro Tecnológico de Joinville Departamento de Engenharias da Mobilidade
  • João Alexandre Widmer Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos Departamento de Engenharia de Transportes

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v25i3.1332

Palavras-chave:

Ferrovia, Passageiro, Escolha Modal, Análise Socioeconômica.

Resumo

Apesar da divulgação de estudos recentes sobre o transporte ferroviário de passagei-ros no Brasil, não existe na literatura uma comparação entre tecnologias para oferta desses serviços. Ao considerar uma hierarquia de serviços ferroviários, este artigo tem o objetivo de comparar a operação exclusiva de trens com velocidade média de 150 km/h (HPT) e 300 km/h (HST) em uma rede hipotética na Região Sudeste do país. Pelos resultados de uma Análise Custo-Benefício, os valores de investimentos estimados para construção da rede de HST são 5,36% superiores à de HPT. No âmbi-to estritamente econômico, sob diferentes cenários, nenhuma das tecnologias é viável de ser operada sem subsídio. Do ponto de vista socioeconômico, os benefícios sociais superam os custos econômicos na rede de HPT e HST quando as tarifas são, respectivamente, de R$0,40/km e R$0,75/km, ultrapassando o valor de 1,50 para a Relação Benefício-Custo somente pela operação de HST em cenários específicos.

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Publicado

29-10-2017

Como Citar

Isler, C. A., & Widmer, J. A. (2017). Análise socioeconômica de alternativas para o transporte ferroviário de passageiros em uma rede regional. TRANSPORTES, 25(3), 138–152. https://doi.org/10.14295/transportes.v25i3.1332

Edição

Seção

Artigos Vencedores do Prêmio ANPET Produção Científica