Degradação do lastro ferroviário – principais aspectos e estudos de caso

Autores

  • José Pires Polytechnic School of the University of São Paulo http://orcid.org/0000-0002-5084-8996
  • Robson Costa Polytechnic School of the University of São Paulo
  • Liedi Bernucci Polytechnic School of the University of São Paulo
  • Rosângela Motta Polytechnic School of the University of São Paulo
  • Edson de Moura Polytechnic School of the University of São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v25i3.1340

Palavras-chave:

Lastro ferroviário, Degradação do lastro ferroviário, Superestrutura ferroviária.

Resumo

A camada de lastro é considerada como um dos mais importantes elementos de um perfil estrutural ferroviário, exercendo um papel singular no comportamento mecânico deste. Devido ao tráfego e aos procedimentos de manutenção, ao longo do tempo, o lastro tende a se degradar. O objetivo deste artigo é avaliar a evolução da degradação do lastro por meio de parâmetros como granulometria, Coeficiente de Não Uniformi­dade (CNU), forma e seus distintos modos de degradação. Adicionalmente, apresenta-se uma visão geral referente à deterioração do lastro e, dentro deste contexto, dois estudos baseados em ensaios laboratoriais de degradação por abrasão, em conjunto com um procedimento que considera imagens dos grãos e o cisalhamento destes. De maneira geral, este artigo mostra diferentes modos de degradação e uma adequada representação qualitativa da evolução da degradação dos grãos através dos métodos utilizados baseados em ensaio de abrasão com obtenção de imagens e de cisalha­mento.

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Biografia do Autor

José Pires, Polytechnic School of the University of São Paulo

Civil Engineer with PhD degree in Railway Infrastructure, Master degree in Geotechnical Engineering and researcher in the Transportation Department of Polytechnic School of the University of São Paulo.

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Publicado

29-10-2017

Como Citar

Pires, J., Costa, R., Bernucci, L., Motta, R., & Moura, E. de. (2017). Degradação do lastro ferroviário – principais aspectos e estudos de caso. TRANSPORTES, 25(3), 62–74. https://doi.org/10.14295/transportes.v25i3.1340

Edição

Seção

Artigos Vencedores do Prêmio ANPET Produção Científica