Seleção de projetos de investimentos correntes em uma ferrovia através de programação por metas
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v27i1.1387Palavras-chave:
Seleção de investimentos, Transporte ferroviário, Programação por metas.Resumo
Selecionar alternativas de investimentos correntes de acordo com recursos financeiros disponíveis configura-se como um problema clássico de otimização e dentre as diversas técnicas existentes destaca-se a Programação por Metas, uma técnica de programação por objetivos múltiplos. Esse artigo irá apresentar um modelo de programação por me-tas ponderada, aplicado na seleção de uma carteira de projetos de investimentos ferro-viários, utilizando o suplemento Solver do Microsoft Excel. Os resultados obtidos mos-traram que o modelo é uma importante ferramenta de apoio a tomada de decisão e que, com os ajustes necessários, pode ser utilizado para selecionar projetos de outras naturezas.
Downloads
Referências
ANTT (2019) Características do modal ferroviário. Disponível em: <http://www.antt.gov.br/cargas/arquivos_old/Ferroviario.html>. (Acesso em: 16/04/2019).
Ahern, A. e G. Anandarajah (2007) Railway projects prioritisation for investment: Application of goal programming. Transport Policy Journal, v. 14, n.1, p. 70-80. DOI: 10.1016/j.tranpol.2006.10.003.
Ahern, A. e G. Anandarajah (2008) An optimisation model for prioritising transport projects. Proceedings of ICE. Transport (Online), Transport, v. 161, v. 4, p. 221-230. DOI: 10.1680/tran.2008.161.4.221.
Aouni, B.; C. Colapinto e D. La Torre (2014) Financial portfolio management through the goal programming model: Current state-of-the-art. European Journal of Operational Research, v. 234, n. 2, p. 536-545. DOI: 10.1016/j.ejor.2013.09.040.
Brasil. Ministérios dos Transportes. (2016). Descrição da malha ferroviária brasileira. Disponível em: http://www.transportes.gov.br/transporte-ferroviario.html>. (Acesso em 16/01/2016).
Colapinto, C.; R. Jayraman e S. Marsiglio (2015) Multi-criteria decision analysis with goal programming in engineering, management and social sciences: a state-of-the art review. Annals of Operations Research, 251 (1-2), p. 7-40, março. DOI: 10.1007/s10479-015-1829-1.
Do Valle, A.; C. A. Soares; JR. J. Finocchio e L. Da Silva (2007) Fundamentos do Gerenciamento de Projetos: 1a Edição. FGV Editora.
Kahraman, C. e G. Büyüközkan (2008) A combined fuzzy AHP and fuzzy goal programming approach for effective six-sigma project selection. Journal of Multiple-valued Logic and Soft Computing, v. 14, n. 6, p. 599-615.
Margueron, M. V. (2003) Processo de tomada de decisão sob incerteza em investimentos internacionais na exploração & produção de petróleo: uma abordagem multicritério. Dissertação (mestrado). Curso de Pós-Graduação em Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www.ppe.ufrj.br/index.php/pt/publicacoes/dissertacoes/2003/1144-processo-de-tomada-de-decisao-sob-incerteza-em-investimentos-internacionais-na-exploracao-producao-de-petroleo-uma-abordagem-multicriterio> (Acesso em 16/04/2019).
Ministério da Infraestrutura do Brasil (2019) Transporte ferroviário. Disponível em: <http://www.transportes.gov.br/component/content/article/52-sistema-de-transportes/2849-transporte-ferroviario.html >. (Acesso em 16/04/2019).
Morais Neto, G. (1988) Sistema Decisório Interativo de Alocação de Fluxo de Cargas. Dissertação (mestrado). Curso de Pós-Graduação em Sistemas e Computação, Instituto Militar de Engenharia. Rio de Janeiro. Disponível em: <http://transportes.ime.eb.br/DISSERTAÇÕES.htm> (Acesso em: 16/04/2019).
Niemeier, D.; Z. Zabinsky; Z. Zeng e G. Rutherford (1995) Optimization models for transportation project programming process. Journal of Transportation Engineering, v. 121, n. 1. DOI: 10.1061/(asce)0733-947x(1995)121:1(14).
Ramos, A. (1995) Procedimento para tomada de decisão em terminais marítmos petroleiros. Dissertação (mestrado). Curso de Pós-Graduação em Sistemas e Computação, Instituto Militar de Engenharia. Rio de Janeiro. Disponível em: <http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/1006> (acesso em 16/04/2019).
Ragsdale, C. (2014) Modelagem de Planilha e Análise de Decisão. 7ª Edição. Cengage Learning.
Tamiz, M. e D. Jones (1998) Goal programming for decision making: An overview of the current state-of-the-art. European Journal of Operational Research, v. 111, n. 3, p. 569-581. DOI: 10.1016/s0377-2217(97)00317-2.
Tamiz, M. e D. Jones (2010) Practical Goal Programming. Springer Books.
Teng, J. e G. Tzeng (1998) Transportation investment project selection using fuzzy multiobjective programming. Fuzzy Sets and Systems, v. 96, n.3, p. 259-280. DOI: 10.1016/s0165-0114(96)00330-2.
Uliana, A. (2010) Utilização de programação por metas como auxílio à tomada de decisão na distribuição de gás natural. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=182244> (acesso em 16/04/2019).
Vargas, R. (2010) Utilizando a Programação Multicritério (Analytic Hierarchy Process – AHP) para Selecionar e Priorizar Projetos na Gestão de Portfólio. PMI Global Congress – North America, Washington DC, EUA.
Wey, W. e K. Wu (2007) Using ANP priorities with goal programming in resource allocation in transportation. Mathematical and Computer Modelling, v. 46, n. 7-8, p. 985-1000. DOI: 10.1016/j.mcm.2007.03.017.
Yang, X.; J. Low e L. Tang (2011) Analysis of intermodal freight from China to Indian Ocean: A goal programming approach. Journal of Transport Geography, v. 19, n. 4, p. 515-527. DOI: 10.1016/j.jtrangeo.2010.05.007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.