Calibração do modelo de consumo de combustível do simulador AIMSUN com dados coletados via OBD
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v26i2.1393Palavras-chave:
OBD, Modelagem, Consumo de Combustível, Microssimulação de Tráfego.Resumo
Dados coletados por meio da interface de diagnóstico de bordo (On-Board Diagnostics ‒ OBD), presente nos automóveis nacionais fabricados a partir de 2009, foram usados na calibração de modelo microscópico de consumo de combustível do simulador AIMSUN. Para a calibração dos parâmetros do modelo de consumo, mediu-se a velocidade instantânea, o fluxo de ar de admissão e o teor de oxigênio na mistura ar/combustível. Calibrou-se o modelo de consumo do simulador seguindo a abordagem modal, usando regressão para os modos de aceleração e velocidades constantes e média simples para os modos de marcha lenta e desaceleração. Para validar o modelo, os consumos de combustível medido e estimado foram comparados em ciclos de condução em áreas urbanas. Os resultados indicam a adequação do método para avaliação do consumo de combustível por veículos em malhas viárias urbanas. Além disso, o modelo calibrado com dados do OBD de quatro tipos de veículos foi usado no estudo por simulação de cenários atual e futuro no contexto de projeto de ampliação viária. Por meio de abordagem comparativa entre cenários, mostra-se que a estimação com parâmetros calibrados produz indicadores distintos e mais confiáveis em relação aos obtidos com os parâmetros originais do simulador.
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