Determinação do dano em pavimentos asfálticos por meio da combinação do modelo S-VECD com análises elásticas
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v26i2.1446Palavras-chave:
Dimensionamento, Pavimentos asfálticos, Fadiga, Dano.Resumo
A previsão do desempenho dos materiais em campo é um dos desafios da pavimentação. Essa previsão passa pela geração de modelos matemáticos que relacionem a caracterização dos materiais em laboratório e o desempenho destes mesmos materiais em estruturas reais. Sendo o dano por fadiga um dos principais defeitos estruturais nos pavimentos asfálticos brasileiros, o objetivo do trabalho é apresentar uma metodologia de previsão desse defeito utilizando análise estrutural elástica-linear, tendo como dado de entrada a evolução do dano por fadiga obtida por meio de ensaios laboratoriais em materiais asfálticos. Sabendo-se da importância da temperatura e da velocidade na via para o desempenho dos pavimentos quanto ao dano por fadiga, esses dois parâmetros também são considerados numa análise simplificada. Ao final, é apresentado um exemplo prático dos principais passos da metodologia sugerida, a qual é devidamente consolidada em um programa computacional. A metodologia proposta é um passo para o melhoramento da correlação entre o campo e o laboratório, facilitando o processo de predição do comportamento dos materiais asfálticos em pavimentos reais.
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