Desenvolvimento de metodologia para avaliação da adesividade agregado-ligante com o uso de processamento digital de imagem
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v27i1.1552Palavras-chave:
Adesividade, Processamento Digital De Imagens, Dano por Umidade.Resumo
A adesividade na interface agregado-ligante de misturas asfálticas é uma propriedade importante de se avaliar de modo a prevenir danos relacionados a umidade em pavimentos asfálticos. No Brasil, um dos ensaios normatizados para analisar essa propriedade é denominado Agregado graúdo: Determinação da adesividade ao ligante betuminoso (NBR 12583-2017), que proporciona um resultado qualitativo (satisfatório ou insatisfatório). A presente pesquisa visa desenvolver uma metodologia usando processamento digital de imagens a partir de imagens obtidas de smartphone que possibilite a determinação do percentual de área de agregado recoberto pelo ligante asfáltico, tornando o resultado do ensaio quantitativo. Foram analisadas 37 imagens para a calibração, além da análise de 5 imagens padrão, cujas dimensões são conhecidas, para comparação com as áreas obtidas por meio da presente metodologia. Os resultados indicaram ser possível quantificar o percentual de área do agregado recoberto pelo ligante, além da identificação dos agregados outliers. A metodologia mostrou-se promissora e executável em curto prazo, tendo em vista a rapidez de execução e a precisão dos resultados, podendo auxiliar na caracterização e seleção adequada de materiais para uso em pavimentação asfáltica.
Downloads
Referências
ABEDA (2010) Aditivos orgânicos melhoradores de adesividade - Usos e benefícios. Informativo Técnico Nº 1-Junho 2010 - Comissão Técnica da Abeda. Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Asfaltos.
ALBUQUERQUE, M. P.; E. S. CANER; A. G. MELLO e M. P. ALBUQUERQUE (2012) Análise de Imagens e Visão Computacional. Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Rio de Janeiro.
ARAÚJO, V. M. C.; I. S. BESSA e V. T. F. CASTELO BRANCO (2014) Avaliação da Textura de Misturas Asfálticas a Partir do Uso do Processamento Digital de Imagens. XXVIII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes – Anpet, Curitiba, PR.
AURA CONCI, E. A. e F. R. LETA (2008) Composição gráfica. Elsevier, 2ª ed. BESSA, I. S.; V. T. F. CASTELO BRANCO e J. B. SOARES (2011) Avaliação da Resistência ao Polimento e a Degradação de Agregados Utilizando a Abrasão Los Angeles e o Processamento Digital de Imagens.
Anais do XII Congresso Brasileiro de Rodovias e Concessões, ABCR, Foz do Iguaçu.
CAVALCANTE, T. (2010) Técnica para segmentação automática de vias aéreas em imagens de tomografia computadorizada do tórax. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Teleinformática. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp152023.pdf (acesso em: 10/12/2017).
CHO D. W.; K. KIM (2009) The Mechanisms of Moisture Damage in Asphalt Pavement by Applying Chemistry Aspects. KSCE Journal of Civil Engineering, v. 14, n. 3, p. 333-342. DOI: 10.1007/s12205-010-0333-z.
CURTIS, C. W.; K. ENSLEY e J. EPPS (1993) Fundamental Properties of Asphalt Aggregate Interactions Including Adhesion and Adsorption. SHRP-A-341, Strategic Highway Research Program, National Research Council, Washington, USA.
GONZALES, R. C. e R. E. WOODS (2010) Processamento Digital de Imagens. Always Learning, Pearson, 3ª ed.
GOUVEIA, L. T.; F. E. STELLE; L. J. SENGER e E. A. MARTINS FILHO (2015) Esqueletização multiescala para análise de forma de agregados. Revista Transportes, v. 23, p. 14-21. DOI: 10.14295/transportes.v23i2.788.
HAMEDIA, G. H. e S. A. TAHAMIB (2018) The effect of using anti-stripping additives on moisture damage of hot mix asphalt. International Journal of Adhesion and Adhesives, v. 81, p. 90-97. DOI:10.1016/j.ijadhadh.2017.03.016.
HUANG, W. e L. QUAN (2016) Investigation of using binder bond strength test to evaluate adhesion and self-healing proper-ties of modified asphalt binders. Transportation Research Board 95th Annual Meeting. DOI:10.1016/j.conbuildmat.2016.03.047.
LIANG, R. Y. (2008) “Refine AASHTO T283 resistance of compacted bituminous mixture to moisture induced damage for superpave”. Final Rep. FHWA/OH-2008-1, FHWA, Washington, DC.
LOTTMAN, R. P. (1978) NCHRP Report 192: Predicting Moisture-Induced Damage to Asphaltic Concrete. Transportation Re-search Board, National Research Council, p. 24. Washington, DC, USA.
LUCAS JÚNIOR, J. L. O. (2018) Influência da adesividade agregado-ligante no trincamento por fadiga de misturas asfálticas. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, Universidade Federal do Ceará, For-taleza. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34068 (acesso em: 05/12/2018).
MAHONEY, S. Z. J. (2016) Reviewing the Testing Protocol for Density Cores Collected from CTDOT during the 2012 and 2013 Construction Seasons. Research Project: SPR-2281, Connecticut Department of Transportation Bureau of Policy and Planning Roadway Information Systems Unit Research Section.
MARQUES FILHO, O. e H. VIEIRA NETO (1999) Processamento digital de imagens. Brasport, Rio de Janeiro.
NBR 12583 (2017) Agregado Graúdo – Determinação da adesividade ao ligante betuminoso. Associação Brasileira de Normas Técnicas.
OTSU, N. (1979) A Threshold Selection Method from Gray-Level Histograms. IEEE Transactions on Systems, Man, and Cybernetics, v. 9, n. 1, p. 62-66.
PERES, L. M. (2010) Aplicação de Processamento Digital de Imagens a Problemas de Engenharia Civil. Graduação em engenha-ria Civil. Faculdade de Engenharia da UFJF, Juiz de Fora. Disponível em: http://www.ufjf.br/mac/files/2009/05/TFCLeandroMota.pdf (acesso em 10/12/2017)
SILVA, A. M. Curso Processamento digital de imagens de satélite. Centro de Eventos da PUCRS, 2001. Disponível em: < http://www.cartografia.org.br >. Acesso em: 19/09/2017.
SONKA, M; V. HLAVAC e R. BOYLE (1998) Image Processing, analysis, and Machine Vision. Brooks/Cole Publishing Company. USA.
TORQUATO E SILVA, S. A.; J. B. SOARES; A. S. HOLANDA e J. A. OLIVEIRA (2014) Utilização do Método dos Elementos Finitos em Retroanálise de Pavimentos Flexíveis. In: XXVIII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes – Anpet, Curitiba, PR.
VASCONCELOS, K. L.; F. EVANGELISTA JR. e J. B. SOARES (2005) Análise da Estrutura Interna de Misturas Asfálticas. In: XVII Congresso Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Transportes, Recife, PE.
ZAITOUNA, N. M. e M. J. AQELB (2015) Survey on Image Segmentation Techniques. International Conference on Communica-tion. Management and Information Technology. DOI: 10.1016/j.procs.2015.09.027.
ZELELEW, H. M. e A. T. PAPAGIANNAKIS (2011) A volumetrics thresholding algorithm for processing asphalt concrete X-ray CT images. International Journal of Pavement Engineering, v. 12, n. 6, p. 543-551. DOI: 10.1080/10298436.2011.561345.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.