Cálculo de eficiência na alocação de mão de obra em estações ferroviárias da malha do Rio de Janeiro por meio da análise envoltória de dados (DEA)
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v27i4.1644Palavras-chave:
Eficiência, Ferrovia, Análise envoltória de dados.Resumo
O presente objeto de estudo analisa a eficiência em relação a utilização da mão de obra e passageiros atendidos nas estações ferroviárias do principal ramal ferroviário da cidade do Rio de Janeiro. O objetivo é de viabilizar uma análise de melhores práticas nas estações, possibilitando uma melhor alocação de mão de obra. Para tanto, foi utilizado o DEA como ferramenta de elaboração dos cálculos, por meio do modelo CCR com orientação a inputs e análise da fronteira invertida. Os dados iniciais adotados correspondem ao total de funcionários (input) estimados por meio de observações, e as quantidades de passageiros por estação (output) que correspondem à média de dias úteis entre maio de 2016 até maio de 2017 multiplicados por um fator de correção. A seleção de outras variáveis, por vez, foi realizada utilizando o método de Multicritério para Seleção de Variáveis. Além disso, uma ampla revisão de literatura foi pesquisada como referências aos conceitos e premissas aqui adotados. O resultado apresentou a estação de São Cristóvão como eficiente a ponto de ser considerada benchmark. Dessa forma, as práticas e critérios adotados na utilização de mão de obra na estação de São Cristóvão devem ser, quando operacionalmente possível, replicados e/ou adaptados às demais estações.
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