Fatigue behavior study of a dense graded HMA using the four point bending beam test aided by an in-situ instrumentation at BR-116/RS, Brazil

Autores

  • Gracieli Bordin Colpo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Lélio Antônio Teixeira Brito Federal University of Rio Grande do Sul
  • Dionísio Doering State University of Rio Grande do Sul and Slac National Laboratory
  • Douglas Martins Mocelin North Carolina State University
  • Ana Paula Hilgert State University of Rio Grande do Sul
  • Marlova Johnston Federal University of Rio Grande do Sul
  • Jorge Augusto Pereira Ceratti Federal University of Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v28i2.1907

Palavras-chave:

Ensaio de fadiga IDT, Ensaio de flexão em quatro pontos, Instrumentação em pavimentos, Desempenho à fadiga.

Resumo

A fadiga é caracterizada pela deterioração estrutural de um material quando submetido a repetidos esforços de tensão-deformação. O ensaio laboratorial comumente empregado no Brasil para análise de fadiga em misturas asfálticas é o ensaio de tração indireta (IDT). Como alternativa ao ensaio IDT, o ensaio de flexão em quatro pontos (4PBBT) submete o material a um estado de tensões mais realístico em relação ao campo. Este trabalho avaliou o comportamento à fadiga de uma mistura asfáltica com ligante modificado por polímero (PG76-11) usando os ensaios IDT e 4PBBT. Um segmento da rodovia BR-116/RS, pavimentado com o mesmo material, foi instrumentado para monitorar as respostas mecânicas na camada asfáltica, permitindo a avaliação do material sob condições de tráfego real, e através do monitoramento ao longo do tempo, permitindo melhor entendimento do desgaste estrutural. Em relação aos ensaios laboratoriais, o ensaio 4PBBT apresentou uma melhor relação com o observado em campo.

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Publicado

15-05-2020

Como Citar

Colpo, G. B., Brito, L. A. T., Doering, D., Mocelin, D. M., Hilgert, A. P., Johnston, M., & Ceratti, J. A. P. (2020). Fatigue behavior study of a dense graded HMA using the four point bending beam test aided by an in-situ instrumentation at BR-116/RS, Brazil. TRANSPORTES, 28(2), 14–28. https://doi.org/10.14295/transportes.v28i2.1907