Multiple correspondence analysis applied to the study of the relationship between traffic crashes and precipitation on a highway in Brazil
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v28i3.2044Palavras-chave:
Acidente rodoviário. Chuva. Análise qualitativa.Resumo
A incorporação de dados meteorológicos em pesquisas envolvendo o estudo de acidentes é considerada como essencial quando se objetiva analisar o comportamento de acidentes rodoviários. Neste contexto, o presente trabalho pretendeu explorar a existência de correlação entre ocorrência de acidentes rodoviários e condições climáticas, em específico a precipitação diária, num trecho selecionado da RodoviaBR- 376 (Paraná, Brasil). Uma análise de correspondência múltipla (ACM) foi aplicada (software Statigraphics) para determinar a relação existente entre as características dos acidentes e a precipitação. A ACM permitiu a criação de um mapa perceptual, agrupando as variáveis consideradas semelhantes de acordo com o método, o qual evidenciou que a intensidade da chuva não foi um fator significativo para alterar as características dos acidentes. Entretanto, a ocorrência de precipitação mostrou-se como uma circunstância condicionante. Com respeito à segurança da rodovia, a pesquisa indica aplicações práticas que podem ser aplicadas pelas agências de tráfego, como a implementação de sinalização de tráfego e educacional em pontos específicos da rodovia.
Downloads
Referências
Abdi, H.; D. Valentin. (2007). Multiple correspondence analysis. Encyclopedia of measurement and statistics, p. 651-657.
Bergel-Hayat, R.; M. Debbarh; C. Antoniou; G. Yannis. (2013). Explaining the road accident risk: Weather effects. Accident Analysis and Prevention, Elsevier, n. 60, p. 456-465. https://doi.org/10.1016/j.aap.2013.03.006
Black, A. W.; T. L. Mote. (2015). Effects of winter precipitation on automobile collisions, injuries, and fatalities in the United States. Journal of Transport Geography, n. 48, p. 165-175. DOI:
1016/ j.jtrangeo.2015.09.007.
Brasil. Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Lei Nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 que institui o Código de Trânsito Brasileiro. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília: 2007.
Caleffi, F.; S. T. Lucchesi; M. J. Anzanello; H. B. B. Cybis. (2016). Influência das condições climáticas e de acidentes na caracterização do comportamento do tráfego em rodovias. Transportes, v. 24, n. 4, p. 57-63. DOI: 10.14295 / transportes.v24i4.1104.
Cheng, W.; G. S. Gill; T. Sakrani; M. Dasu; J. Zhou. (2017). Predicting motorcycle crash injury severity using weather data and alternative Bayesian multivariate crash frequency models. Accident Analysis and Prevention, n. 108, p. 172-180. DOI: 10.1016 / j.aap.2017.08.032.
Das S.; X. Sun. (2015). Factor association with multiple correspondence analysis in vehicle–pedestrian crashes. Transportation Research Record, v. 2519, n. 1, p. 95-103. DOI: 10.3141 / 2519-11.
Das, S.; X. Sun. (2016). Association knowledge for fatal run-off-road crashes by Multiple Correspondence Analysis. IATSS Research, v. 39, n. 2, p. 146-155. DOI: 10.1016/j.iatssr.2015.07.001.
Eisenberg, D. (2004). The mixed effects of precipitation on traffic crashes. Accident Analysis and Prevention, v. 36, n. 4, p. 637-647. DOI: 10.1016 / S0001-4575(03)00085-X.
Factor, R.; G. Yair; D. Mahalel. (2010). Who by accident? The social morphology of car accidents, Risk Analysis: An International Journal, v. 30, n. 9, p. 1411-1423. DOI: 10.1111 / j.1539-6924.2010.01423.x.
Ferreira, K. S. de M.; L. P. Sestrem; A. M. G. Acevedo; A. C. M. Kormann; V. P. Faro. (2018). Instrumentação geotécnica como ferramenta de gestão de riscos rodoviários: um estudo de caso no trecho de Serra do Mar da BR 376/PR. Revista Técnico-Científica do CREA-PR, v. 1, n. 11.
Fontaine, H. (1995). A typological analysis of pedestrian accidents. In: 7th workshop of ICTCT, Paris, p. 26–27.
Hasui, Y.; C. D. R. Carneiro; F. F. M. de Almeida; A. Bartorelli. (2012). Geologia do Brasil. Beca, p. 900.
Hermans, E.; T. Brijs; T. Stiers; C. Offermans. (2006). The impact of weather conditions on road safety investigated on an hourly basis. Transportation Research Board.
Hoffman, D. L.; J. Leeuw. (1992). Interpreting multiple correspondence analysis as a multidimensional scaling method. Marketing Letters, v. 3, n. 3, p. 259-272.
Kaciak, E.; J. Louviere. (1990). Multiple correspondence analysis of multiple choice experiment data. Journal of Marketing Research, v. 27, n. 4, p. 455-465. DOI: 10.1177/002224379002700407.
Karlaftis, M.; G. Yannis. (2010). Weather effects on daily traffic accidents and fatalities: a time series count data approach. In: Proceedings of the 89th Annual Meeting of the Transportation Research Board, January 10 14, Washington DC, USA.
Le Roux, B.; H. Rouanet. (2010). Multiple Correspondence Analysis, Sage Publications, Washington D.C.
Mannering, F. L.; C. R. Bhat. (2014). Analytic methods in accident research: Methodological frontier and future directions. Analytic Methods in Accident Research, v. 1, p. 1-22.
annering, F. L.; V. Shankar; C. R. Bhat. (2016). Unobserved heterogeneity and the statistical analysis of highway accident data. Analytic Methods in Accident Research, v. 11, p. 1-16.
Martensen, H.; N. Focant; K. Diependaele. (2016). Let’s talk about the weather – interpretation of short term changes in road accident outcomes. Transportation Research Procedia, v. 14, p. 96-104. DOI: 10.1016/j.trpro.2016.05.045.
Polícia Rodoviária Federal (PRF). Acidentes de trânsito. https://www.prf.gov.br/portal/dados-abertos/acidentes. Accessed Jan., 2019.
Sehaber, V. F. (2013). Análise estatística multivariada dos acidentes de trânsito da BR-376 no período entre os anos de 2009 e 2012. Master dissertation – Numerical Methods in Engineering, Federal University of Paraná, Curitiba.
Shankar, V.; F. Mannering; W. Barfield. (1995). Effect of roadway geometrics and environmental factors on rural freeway accident frequencies. Accident Analysis and Prevention, v. 27, n. 3, p. 371-389. DOI: 10.1016 / 0001-4575(94)00078-Z.
Smith, K. (2008). How seasonal and weather conditions influence road accidents in Glasgow. Scottish Geographical Magazine, v. 98, n. 2, p. 103-114. DOI: 10.1080 / 00369228208736523.
Theofilatos, A.; G. Yannis. (2014). A review of the effect of traffic and weather characteristics on road safety. Accident Analysis and Prevention, v. 72, p. 244-256. DOI: 10.1016 / j.aap.2014.06.017.
Trevizolli, M. N. B.; A. C. M. Kormann; V. P. Faro; L. P. Sestrem; L. D. B. Passini. (2018). Análise de registros históricos de precipitações e rupturas de encostas para composição de limiares pluviométricos visando monitoramento de taludes rodoviários. Revista Técnico-Científica do CREA-PR, v. 1, n. 11.
Victorino, M. M.; L. P. Sestrem; A. C. M. Kormann. (2017). Definição de uma faixa pluviométrica crítica para deflagração de movimentos de terra em taludes rodoviários localizados no trecho da serra do mar da rodovia BR 376/PR. Transportes, v. 25, n. 1, p. 113-120. DOI: 10.14295 / transportes.v25i1.1038.
Vieira, B. C.; M. F. Gramani. (2015). Serra do Mar: The most “tormented” relief in Brazil. Landscapes and Landforms of Brazil, p. 285-297. DOI: 10.1007 / 978-94-017-8023-0_26.
Wanvik, P. O. (2009). Effects of road lighting: An analysis based on Dutch accident statistics 1987-2006. Accident Analysis and Prevention, v. 41, n. 1, p. 123-128. DOI: 10.1016/j.aap.2008.10.003.
World Health Organization. The top 10 causes of death. www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/the-top-10-causes-of-death. Accessed July, 2018.
Zhang, C.; J. N. Ivan; W. M. ElDessouki; E. N. Anagnostou. (2005). Relative risk analysis for studying the impact of adverse weather conditions and congestion on traffic accidents. In: 84th annual meeting of the Transportation Research Board, Washington, USA.
Weller, S. C.; A. K. Romney. Metric scaling: Correspondence analysis. Sage, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.