Metodologia para esmação do nível de serviço ofertado na área de check-in de aeroportos regionais brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v28i5.2083Palavras-chave:
Terminal de passageiros. Nível de serviço. Check-in.Resumo
Este trabalho propõe uma metodologia de avaliação do nível de serviço oferecido na área de check-in de aeroportos regionais brasileiros, tendo como estudo de caso um projeto de terminal de passageiros, proposto pela Secretaria Nacional de Aviação Civil. Para o estudo foram considerados aspectos operacionais, de infraestrutura do terminal e perfil dos usuários. O método da matriz de arranjo ortogonal de Taguchi foi utlizado para reduzir a quantidade dos cenários que avaliados pela Teoria de Filas. Uma abordagem analítica e de fácil aplicação para o check-in em terminais de passageiros pode gerar resultados capazes de auxiliar os tomadores de decisão na tentativa de reduzir os investimentos na fase de construção do aeroporto e otimizar a operação do sistema.
Downloads
Referências
Abd, Khalid; Abhary, Kazem; Marian, Romeo (2014) Simulation modelling and analysis of scheduling in robotic flexible as-sembly cells using Taguchi method. International Journal of Production Research, v. 52, p. 2654-2666. DOI: 10.1080/00207543.2013.867082.
Agência Nacional De Aviação Civil (2017) Anuário do Transporte Aéreo 2016, volume único, 1ª edição. Brasília.
Andreatta, Giovanni; Brunetta, Lorenzo; Righi, Lucca (2007) Evaluating terminal management performances using SLAM: the case of Athens International Airport. Computers & Operations Research, v. 34, n. 6, p. 1532-1550. DOI: 10.1016/j.cor.2005.07.024.
APPELT, Simone et el. (2007) Simulation of passenger check-in at a medium-sized US airport. In: Winter Simulation Confer-ence 2017, Washington, DC. Piscataway: IEEE, 2007. P. 1252-1260. DOI: 10.1109/WSC.2007.4419729.
Arenales, M.; Armentano, V.; Morabito, R.; Yanasse, H (2007) Pesquisa Operacional para cursos de Engenharia. Rio de Janeiro. Elsevier.
Azadeh, A.; Sheikhalishahi, M.; Firoozi, M.; Khalili, S.M. (2013) An integrated multi-criteria Taguchi computer simulation-DEA approach for optimum maintenance policy and planning by incorporating learning effects. International Journal of Production Research, v. 51, p. 5374-5385. DOI: 10.1080/00207543.2013.774496.
Borille, Giovanna Miceli Ronzani; Correia, Anderson Ribeiro (2013) A method for evaluating the level of service arrival com-ponentes at airports. Journal of Air Transport Management, v. 27, p. 5-10, 2013. DOI: 10.1016/j.jairtraman.2012.10.008.
Chwif, L.; Medina, A. C. (2014) Modelagem e Simulação de Eventos Discretos: Teoria e Aplicações. São Paulo. Elsevier.
Feitosa, M. V. M. (2000) Um modelo de simulação para terminais de passageiros em aeroportos regionais brasileiros. 141p. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica) – Instituto Tecnológico de Aeronáutica. São José dos Campos. Brasil.
Figueiredo, Luiz Antonio (2017) Simulação do processamento de passageiros: Check point do terminal aeroportuário de Goiânia. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Fogliatti, M. C.; Mattos, N. M. C. (2007) Teoria de Filas. Rio de Janeiro. Editora Interciência.
Galankashi, Masoud Rahiminezhad; Fallahiarezoudar, Ehsan; Moazzami, Anoosh; Helmi, Syed Ahmad; Rohani, Jafri Mohd; Yusof, Noordin Mohd (2018) An efficient integrated simulation–Taguchi approach for sales rate evaluation of a petrol station. Neural Computing & Applications; v. 29; p. 1073-1085. DOI: 10.1007/s00521-016-2491-5.
International Air Transport Association. IATA (2019) Airport Development Reference Manual. 11th Ed. Montreal.
Kierzkowski, Artur; Kisiel, Tomasz 2017) Simulation model of security system functioning: A case study of the Wroclaw Air-port terminal. Journal of Air Transport Management, v. 64, p. 173-185. DOI: 10.1016/j.jairtraman.2016.09.008.
Mckinsey & Company (2010) Estudo do setor de transporte aéreo do Brasil: relatório consolidado. Rio de Janeiro.
Mota, Miguel Mujica (2015) Check-in allocation improvements through the use of a simulation-optimization approach. Transportation Research Part A, v.77, p. 320-335. DOI: 10.1016/j.tra.2015.04.016.
Oliveira, A. V. M.; Silva, L. H. S (2008) Constituição do marco regulatório para o mercado brasileiro de aviação regional. Brasí-lia: Ministério do Turismo.
P. Fonseca I Casas; J. Casanovas; X. Ferran (2014) Passenger flow simulation in a hub airport: an application to the Barcelona International Airport. Simulation Modelling Practice and Theory, v. 44, p. 78-94. DOI: 10.1016/j.simpat.2014.03.008.
Rolim, Paula Sutherland Wallauer (2016) Metodologia de Avaliação de Fatores Determinantes no Nível de Serviço Oferecido no Check-in de Voos Internacionais. 99f. Dissertação de mestrado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica, Área de Transporte Aéreo e Aeroportos – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São José dos Campos.
Ross, P. J (1991) Aplicações das técnicas de Teguchi na engenharia de qualidade. Rio de Janeiro. Macron Books.
Ross, S. M (2007) Introduction to Probability Models. Ninth Edition. San Diego. Elsevier.
Secretaria De Aviação Civil. SAC (2017) Aviação Regional: Conectando o Brasil. Disponível em http://www.aviacao.gov.br/noticias/2015/01/programa-de-desenvolvimento-aviacao-regional-quer-democratizar-o-transporte-aereo-no-brasil-1/aviacao-regional-versao-site-v4-final.pdf. Accessed August 20, 2017.
Shang, Jen S.; Shanling Li; Tadikamalla, Pandu (2004) Operational design of a supply chain system using the Taguchi method, response surface methodology, simulation, and optimization. International Journal of Production Research., v. 42, p. 3823-3849. DOI: 10.1080/00207540410001704050.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.