Avaliando o impacto atual e futuro de um pólo gerador de tráfego na dimensão de uma rede viária abrangente
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v7i1.220Resumo
Tradicionalmente, os estudos de impactos de pólos comerciais geradores de tráfego tendem a se limitar a trechos viários no entorno dos empreendimentos. Esse artigo desenvolve uma metodologia para avaliar o impacto de um complexo}' composto por várias atividades incluindo um shopping center, na dimensão de uma rede viária abrangente e em cenários futuros caracterizados pelo adensamento urbano em termos de uso e ocupação do solo em bairros periféricos ao empreendimento. São também apresentados resultados obtidos com a aplicação da metodologia, particularmente aqueles que geraram subsídios para a reavaliação do plano de desenvolvimento viário da zona sul da cidade de Porto Alegre.
ABSTRACT
Studies of traffic impacts generated by new commercial developments tend to focus on road sections located at their very immediate vicinity. This paper proposes a methodology capable of evaluating the impacts of a commercial complex, composed by several activities including a shopping center, in the context of a wider road network. Future scenarios, defined by increasing urban densities of surrounding neighborhoods, are also subject to analysis. The paper also presents results obtained from the application of the methodology, particularly those that generated subsidies to the re-evaluation of the road network in the southern part of Porto Alegre.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.