Instrumentação da pista circular experimental do IPR/DNER
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v7i2.227Resumo
Faz-se uma breve abordagem sobre as principais experiências brasileiras em instrumentação de pavimentos no campo. Apresenta-se ainda, a instrumentação da Pista Circular Experimental do IPR/DNER, realizada em 1998 através de convênio firmado entre o DNER e a ABCP, para estudar o recapeamento de pavimentos flexíveis com concreto - whitetopping. Esta instrumentação foi composta de seis extensômetros e duas células de carga embutidos nas camadas do pavimento e os registros das medições destes sensores foram comparados com valores calculados utilizando os programas computacionais: EL5YM5, DIPLOMAT, ILSL2 e KENSLABS, obtendo resultados aproximados nesta comparação, principalmente com os programas EL5YM5 e DIPLOMAT (com aderência).
ABSTRACT
This work consists of a brief summary about the main Brazilian experiences in field pavement instrumentation. It also presents the IPR/DNER Experimental Circular Track, accomplished in 1998 through agreement between DNER and ABCP, to study the overlay of flexible pavements with concrete - whitetopping. This instrumentation was composed of six strain gages and two load cells embedded within the pavement layers. Recorded measurements of these sensors were compared to calculated values using the following computer programs: ELSYM5, DIPLOMAT, ILSL2 and KENSLABS, obtaining approximate results in this comparison, mainly with the programs ELSYM5 and DIPLOMAT (with adherence).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.