O uso do pavimento para geração de energia e desenvolvimento sustentável de cidades inteligentes
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v29i2.2380Palavras-chave:
Piezoeletricidade, PZT, Simulações, Energia mecânicaResumo
O pavimento rodoviário possibilita a obtenção de energia elétrica por meio da transformação da energia mecânica transmitida pelos veículos à sua estrutura. Nesse contexto, este artigo foi desenvolvido com o objetivo de investigar o pavimento como mecanismo de geração de energia, por meio da piezoeletricidade, para contribuir na redução do impacto ambiental relativo às energias. Foram realizadas simulações multifísicas em sete geometrias de células piezoelétricas, em caráter estacionário, e em um protótipo com arranjo de quatro células da que apresentou melhores resultados na etapa anterior, em caráter dinâmico. Dessa forma, verificou-se que a espessura da célula é a propriedade geométrica que mais influencia no potencial elétrico gerado. A partir do protótipo proposto seria capaz de serem gerados 306,37 MW de potência elétrica por ano. Além disso, sugere-se que trechos de rodovias interestaduais, com alta velocidade e volume de tráfego, e vias expressas seriam bons candidatos para aplicação do sistema piezoelétrico.
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