UAI-FI: Utilização de Inteligência Artificial para contagem automática de passageiros através de Wi-Fi e dados GPS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v30i2.2555

Palavras-chave:

Contagem de passageiros, Lotação, Wi-Fi, Aprendizado de máquina

Resumo

Saber a quantidade de passageiros que utilizam o sistema de transporte público é uma informação importante para planejá-lo. Várias iniciativas começaram a explorar pacotes Wi-Fi gerados pelos smartphones de passageiros como meio de obter essa informação. Esses pacotes podem ser interceptados por sensores dentro dos ônibus. Através da aplicação de filtros, por exemplo, que verificam se a intensidade do sinal é maior que um limiar, o sensor pode inferir a presença/ausência do passageiro. Entretanto, tais limites são definidos arbitrariamente, podendo causar erros, por exemplo, quando próximos de pontos de paradas. Para resolver esse problema, este artigo propõe um método (UAI-FI) baseado em uma técnica de inteligência artificial (Support Vector Machine) para classificar a origem dos pacotes como dentro ou fora do ônibus. Para validar o UAI-FI, foi feito um teste e comparação com outros trabalhos em uma linha de ônibus de Goiânia/Brasil. Os resultados sugerem que o método obteve um desempenho superior as outras abordagens. Ademais, foi capaz de classificar com sucesso a fonte dos pacotes, contabilizando 83,3% e 88,5% do total de embarques e desembarques da linha. Apesar da similaridade, ressalta-se que a contagem apresentou uma defasagem temporal com a feita manualmente, indicando que a frequência na transmissão de pacotes Wi-Fi pode fazer com que a presença/ausência de passageiros seja percebida em paradas diferentes.

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Biografia do Autor

Marcos Paulino Roriz Junior, Universidade Federal do Goiás, Goiás – Brasil

Possui graduação em Ciências da Computação pelo Instituto de Informática (INF) da Universidade Federal de Goiás (UFG), mestrado em Ciências da Computação pelo mesmo instituto e universidade (INF/UFG) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É professor adjunto do curso de Engenharia de Transportes da Universidade Federal de Goiás. Também é membro do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) e do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP), ambos da UFG. Seus interesses de pesquisa e área de atuação concentram-se em aplicar e investigar métodos computacionais para planejar, construir, otimizar e avaliar Sistemas Inteligentes de Transporte e Iniciativas de Cidades Inteligentes por meio das seguintes técnicas: Inteligência Artificial (Machine/Deep Learning, Fuzzy Logic, e Computação Evolutiva), Algoritmos e Plataformas de Middleware para Processamento de Fluxo de (Big) Data, Internet das Coisas e Rede de Sensores Sem Fio. Também atua na investigação dos impactos e efeitos colaterais de tais sistemas na sociedade (PROFIAP).

Ronny Marcelo Aliaga Medrano, Universidade Federal de Goiás, Goiás – Brasil

Possui graduação em engeharia civil - ESCUELA MILITAR DE INGENIERIA (2006) e mestrado em Transportes pela Universidade de Brasília (2012). Doutor em Transporte pela Universidade de Brasilia (2016). Atuo profissionalmente como analista de transporte na prefeitura do Governo municipal de La Paz, Bolivia. Como assessor técnico na Empresa de Planejamento e Logística S.A. do Ministerio do Transporte do Brasil, com enfase no desenvolvimento do modelo de transporte do Plano Nacional de Logística Integrada. Como consultor em estudos de demanda para projetos ferroviarios, planos de mobilidade, planos de transporte público. Atualmente é professor do Curso de Engenharia de Transporte da Universidade Federal de Goiás. Trabalha na linha de pesquisa de Inovação, Inteligência em Transporte, com ênfase em Planejamento de Transportes, atuando principalmente nos seguintes temas: Micro simulação e Macrosimulação de sistemas de transporte, Data science in transportation, Modelos de transporte, Comportamento em Transporte, Space-time geography, Inteligência Artificial.

Cristiano Farias Almeida, Universidade Federal de Goiás, Goiás – Brasil

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1999), mestrado em Transportes pela Universidade de Brasília (2001), doutorado em Transportes pelo Nagoya Institute of Technology no Japão e pela Universidade de Brasília (2008), e Pós-Doutorado em Desenvolvimento de Cluster Logístico pela Université de Liège na Bélgica (2020). Atualmente é Professor Associado, Classe D, Nível 1 da Universidade Federal de Goiás. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação Projeto e Cidade (FAV/UFG). É coordenador do Núcleo de Pesquisa em Transportes (NPT-UFG). Ex-bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Ex-bolsista do Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão (Monbukagakusho). Ex-bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ex-bolsista do Wallonie-Bruxelles Internacional.be (WBI). É atualmente Embaixador do Wallonie-Bruxelles Internacional.be (WBI) no Brasil. Elaborou o projeto de implantação do primeiro curso de Engenharia de Transportes Bacharelado da Universidade Federal de Goiás, do qual desempenhou função de Coordenador entre 2015 e 2018. Foi membro da Comissão de Implantação da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UFG). Foi presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Engenharia de Transportes da UFG entre 2015 e 2018. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento e Organização do Sistema de Transporte, atuando principalmente nos seguintes temas: transporte não-motorizado, transporte rodoviário semiurbano de passageiros, modelagem de redes de transportes, planejamento de transportes e desenvolvimento econômico regional, planejamento, gestão e controle dos transportes, análise espacial aplicada ao planejamento dos transportes, geografia dos transportes, cluster e plataforma logística. 

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Publicado

06-08-2022

Como Citar

Roriz Junior, M. P. ., Aliaga Medrano, R. M. ., & Farias Almeida, C. . (2022). UAI-FI: Utilização de Inteligência Artificial para contagem automática de passageiros através de Wi-Fi e dados GPS. TRANSPORTES, 30(2), 2555. https://doi.org/10.14295/transportes.v30i2.2555

Edição

Seção

Artigos