UAI-FI: Utilização de Inteligência Artificial para contagem automática de passageiros através de Wi-Fi e dados GPS
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v30i2.2555Palavras-chave:
Contagem de passageiros, Lotação, Wi-Fi, Aprendizado de máquinaResumo
Saber a quantidade de passageiros que utilizam o sistema de transporte público é uma informação importante para planejá-lo. Várias iniciativas começaram a explorar pacotes Wi-Fi gerados pelos smartphones de passageiros como meio de obter essa informação. Esses pacotes podem ser interceptados por sensores dentro dos ônibus. Através da aplicação de filtros, por exemplo, que verificam se a intensidade do sinal é maior que um limiar, o sensor pode inferir a presença/ausência do passageiro. Entretanto, tais limites são definidos arbitrariamente, podendo causar erros, por exemplo, quando próximos de pontos de paradas. Para resolver esse problema, este artigo propõe um método (UAI-FI) baseado em uma técnica de inteligência artificial (Support Vector Machine) para classificar a origem dos pacotes como dentro ou fora do ônibus. Para validar o UAI-FI, foi feito um teste e comparação com outros trabalhos em uma linha de ônibus de Goiânia/Brasil. Os resultados sugerem que o método obteve um desempenho superior as outras abordagens. Ademais, foi capaz de classificar com sucesso a fonte dos pacotes, contabilizando 83,3% e 88,5% do total de embarques e desembarques da linha. Apesar da similaridade, ressalta-se que a contagem apresentou uma defasagem temporal com a feita manualmente, indicando que a frequência na transmissão de pacotes Wi-Fi pode fazer com que a presença/ausência de passageiros seja percebida em paradas diferentes.
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