Análise da flexibilidade do layout na eficiência dos terminais de passageiros aeroportuários
DOI:
https://doi.org/10.58922/transportes.v31i2.2716Palavras-chave:
Layout eficiente, Análise por envoltório de dados, Planejamento aeroportuário, Transporte de passageiros, TransporteResumo
Alguns estudos mostram que a utilização de conceitos que agreguem flexibilidade na construção de espaços gerando capacidade de adaptação a novas demandas são alternativas economicamente viáveis e operacionalmente interessantes para lidar com situações de flutuação de demanda. O objetivo deste estudo é analisar a influência da utilização desses conceitos no layout do Terminal de Passageiros do Aeroporto (TPS), avaliando o desempenho da área de check in dos 13 aeroportos brasileiros mais movimentados. Com a identificação das características mais eficientes utilizadas nos espaços construídos nos aeroportos em questão, é realizada uma avaliação comparativa para estabelecer os principais parâmetros de flexibilidade dentro dos Terminais de Passageiros do Aeroporto. Para isso, é utilizado o modelo DEA-BCC orientado a entrada, analisando como dados de entrada a relação entre a área de check in e a área total do edifício do TPS, o número de balcões de check in e o tempo de espera na fila; e para dados de saída a capacidade instalada dos aeroportos. Os resultados indicam que a variação do percentual de área de check in utilizada é o critério que melhor reflete a eficiência do espaço construído de um Terminal Aeroportuário de Passageiros.
Downloads
Referências
Abreu, T.; G.M.R. Borille and M.C. Lopes (2016) Benchmarking de aeroportos regionais do sudeste brasileiro: uma aplicação do DEA (Data Envelopment Analysis). In XXX ANPET (Rio de Janeiro, RJ). Rio de Janeiro: ANPET, p. 1-8.
Além, C. (2015) Avaliação dos Benefícios Operacionais da Flexibilidade Aeroportuária. Thesis (master of science). Engenharia Civil, Instituto Superior Técnico, Lisboa. Available at: <https://catalogo-ist.biblioteca.ulisboa.pt/cgibin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=622246&q=catarina%20al%C3%A9m> (accessed 05/02/2023).
ANAC (2020) Anuário do transporte aéreo: gráficos e tabelas 2019. Brasília, DF: ANAC.
Banker, R.D. (1996) Hypothesis tests using data envelopment analysis. Journal of Productivity Analysis, v. 7, n. 2-3, p. 139-159. DOI: 10.1007/BF00157038. DOI: https://doi.org/10.1007/BF00157038
Barros, C.P. (2008) Airports in Argentina: technical efficiency in the context of an economic crisis. Journal of Air Transport Management, v. 14, n. 6, p. 315-319. DOI: 10.1016/j.jairtraman.2008.08.005. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jairtraman.2008.08.005
Bazargan, M. and B. Vasigh (2003) Size versus efficiency: a case study of US commercial airports. Journal of Air Transport Management, v. 9, n. 3, p. 187-193. DOI: 10.1016/S0969-6997(02)00084-4. DOI: https://doi.org/10.1016/S0969-6997(02)00084-4
Castro, E.L.; V.A. Falcão and F.C. Camioto (2017) Avaliação da eficiência operacional dos principais aeroportos brasileiros entre 2010 e 2016 utilizando análise envoltória de dados. In LABFUZZY/PEP and GERA/MECANICA (orgs.) XVI SITRAER – Simpósio de Transporte Aéreo. São José dos Campos: Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Aéreo, p. 1-14.
Chambers, R.D. (2007) Tackling Uncertainty in Airport Design: a Real Options Approach. Thesis (masters of science). Engineering Systems Division, Massachusetts Institute of Technology, Cambridge, MA. Available at: <https://dspace.mit.edu/handle/1721.1/41765?show=full> (accessed 05/02/2023).
Charnes, A.; W.W. Cooper and E. Rhodes (1978) Measuring the efficiency of decision-making units. European Journal of Operational Research, v. 2, n. 6, p. 429-444. DOI: 10.1016/0377-2217(78)90138-8. DOI: https://doi.org/10.1016/0377-2217(78)90138-8
Cooper, W.W.; L.M. Seiford and K. Tone (2007) Data Envelopment Analysis: A Comprehensive Text with Models, Applications, References and DEA-Solver Software (2nd ed.). New York: Springer. DOI: 10.1007/978-0-387-45283-8. DOI: https://doi.org/10.1007/978-0-387-45283-8
Curi, C.; S. Gitto and P. Mancuso (2010) The Italian airport industry in transition: a performance analysis. Journal of Air Transport Management, v. 16, n. 4, p. 218-221. DOI: 10.1016/j.jairtraman.2009.11.001. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jairtraman.2009.11.001
Dyson, R.G. and E.A. Shale (2010) Data envelopment analysis, operational research, and uncertainty. Journal of the Operational Research Society, v. 61, n. 1, p. 25-34. DOI: 10.1057/jors.2009.145. DOI: https://doi.org/10.1057/jors.2009.145
Edwards, B. (2005). The Modern Airport Terminals: New Approaches to Airport Architecture (2nd ed.). London: Spon Press. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203646878
Farrell, M.J. (1957) The measurement of productive efficiency. Journal of the Royal Statistical Society. Series A (General), v. 120, n. 3, p. 253-290. DOI: 10.2307/2343100. DOI: https://doi.org/10.2307/2343100
Gil, N. and B.S. Tether (2011) Project risk management and design flexibility: analysing a case and conditions of complementarity. Research Policy, v. 40, n. 3, p. 415-428. DOI: 10.1016/j.respol.2010.10.011. DOI: https://doi.org/10.1016/j.respol.2010.10.011
Graham, A. (2009) How important are commercial revenues to today’s airports. Journal of Air Transport Management, v. 15, n. 3, p. 106-111. DOI: 10.1016/j.jairtraman.2008.11.004. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jairtraman.2008.11.004
Iyer, K.C. and S. Jain (2019) Performance measurement of airports using data envelopment analysis: a review of methods and findings. Journal of Air Transport Management, v. 81, p. 101707. DOI: 10.1016/j.jairtraman.2019.101707. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jairtraman.2019.101707
Kwakkel, J.H.; W.E. Walker and V.A.W.J. Marchau (2010) Adaptive airport strategic planning. European Journal of Transport and Infrastructure Research, v. 10, p. 249-273.
Magalhães, L.; V. Reis and R. Macário (2010) Airport flexibility: a first glimpse. In World Conference on Transport Research Society (org.) 12th World Conference on Transport Research Society. Leeds: World Conference on Transport Research Society, p. 1-19.
Mariano, E.B. (2012) Crescimento Econômico e Desenvolvimento Humano: uma Análise Mundial da Eficiência Social de Estados-Nação. Thesis (Ph.D.). Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, SP. DOI: 10.11606/T.18.2012.tde-24082012-142856. DOI: https://doi.org/10.11606/T.18.2012.tde-24082012-142856
Martins, J.; R.C. Marques and C.O. Cruz (2014) Maximizing the value for money of PPP arrangements through flexibility: an application to airports. Journal of Air Transport Management, v. 39, p. 72-80. DOI: 10.1016/j.jairtraman.2014.04.003. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jairtraman.2014.04.003
Meza, L.A.; L. Biondi Neto; J.C.C.B.S. Mello et al. (2003) SIAD - Sistema Integrado de Apoio à Decisão: uma implementação computacional de modelos de análise envoltória de dados. In Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (org.) XXVII SBPO – Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional, p. 1-11.
Negri, N.A.R. and G.M.R. Borille (2019) Eficiência dos terminais aeroportuários brasileiros considerando a percepção de satisfação do passageiro. Transportes, v. 27, n. 1, p. 96-110. DOI: 10.14295/transportes.v27i1.1572. DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v27i1.1572
Neufville, R.D. (2007) Low-cost airports for low-cost airlines: flexible design to manage the risks. Transportation Planning and Technology, v. 31, n. 5, p. 35-68. DOI: https://doi.org/10.1080/03081060701835688
Neufville, R.D. and S.C. Belin (2002) Airport passenger buildings: efficiency through shared use of facilities. Journal of Transportation Engineering, v. 128, n. 3, p. 201-210. DOI: 10.1061/(ASCE)0733-947X(2002)128:3(201). DOI: https://doi.org/10.1061/(ASCE)0733-947X(2002)128:3(201)
Pacheco, R.R. and E. Fernandes (2003) Managerial efficiency of Brazilian airports. Transportation Research Part A, Policy and Practice, v. 37, n. 8, p. 667-680. DOI: 10.1016/S0965-8564(03)00013-2. DOI: https://doi.org/10.1016/S0965-8564(03)00013-2
Pasin, J.A.B. and S.M. Lacerda (2003) A reestruturação do setor aéreo e as alternativas de política para a aviação civil no Brasil. Revista do BNDES, v. 10, n. 19, p. 217-240.
Pedraja-Chaparro, F.; J. Salinas-Jiménez and P. Smith (1999) On the quality of the data envelopment analysis model. Journal of the Operational Research Society, v. 50, n. 6, p. 636-644. DOI: 10.1057/palgrave.jors.2600741. DOI: https://doi.org/10.1057/palgrave.jors.2600741
Périco, A.E.; N.B. Santana and D.A.N. Rebelatto (2017) Eficiência dos aeroportos internacionais brasileiros: uma análise envoltória de dados com bootstrap. Gestão & Produção, v. 24, n. 2, p. 370-381. DOI: 10.1590/0104-530x1810-15. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-530x1810-15
Saffarzadeh, M. and J.P. Braaksma (2000) Optimum design and operation of airport passenger terminal buildings. Transportation Research Record, v. 1703, n. 1, p. 72-82. DOI: 10.3141/1703-10. DOI: https://doi.org/10.3141/1703-10
Schaar, D. and L. Sherry (2008) Comparison of data envelopment analysis methods used in airport benchmarking. In Shortle, J. (ed.) Third International Conference on Research in Air Transportation. Fairfax: ICRAT, p. 327-334.
Shuchi, S. and R. Drogemuller (2012) Process-based synthesis to evaluate design flexibility in airport terminal layout. In Skates H (ed.) 46th Annual Conference of the Architectural Science Association (ANZAScA). Australia: ANZAScA, p. 1-8.
Shuchi, S.; R. Drogemuller and L. Buys (2017a) Flexibility in airport terminals: identification of design factors. Journal of Airport Management, v. 12, p. 90-108.
Shuchi, S.; R. Drogemuller and L. Buys (2017b) A conceptual design framework to incorporate flexibility in airport terminals. Journal of Airport Management, v. 11, p. 75-89.
Shuchi, S.; R. Drogemuller and T. Kleinschmidt (2012) Flexible airport terminal design: towards a framework. In Ching, T.L. and G.H. Watson (eds.) Proceedings of the IIE Asian Conference 2012. Singapore: National University of Singapore, p. 348-356.
Solak, S.; J.P.B. Clarke and E.L. Johnson (2009) Airport terminal capacity planning. Transportation Research Part B: Methodological, v. 43, n. 6, p. 659-676. DOI: 10.1016/j.trb.2009.01.002. DOI: https://doi.org/10.1016/j.trb.2009.01.002
Wagner, J.M. and D.G. Shimshak (2007) Stepwise selection of variables in data envelopment analysis: procedures and managerial perspectives. European Journal of Operational Research, v. 180, n. 1, p. 57-67. DOI: 10.1016/j.ejor.2006.02.048 DOI: https://doi.org/10.1016/j.ejor.2006.02.048
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Eduarda Madeira Benini, Giovanna Miceli Ronzani Borille
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.