Previsão do módulo de resiliência do subleito usando a classificação tátil-visual
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v30i3.2738Palavras-chave:
Redes neurais artificiais, Classificação tátil-visual, Método mecanístico-empírico de dimensionamento de pavimentos, Rodovias de baixo volume de tráfegoResumo
A determinação do Módulo de Resiliência (MR) dos solos dos subleitos é essencial para a implementação segura de um método mecanístico-empírico de dimensionamento de pavimentos. O MR de solos é medido por meio de ensaios realizados em equipamentos triaxiais de carga repetida, os quais demandam alto custo de investimento e análises complexas. Diante disso, existe a necessidade do desenvolvimento de modelos estatísticos para a previsão do MR de solos para uso em pavimentação, especialmente em países em desenvolvimento, como o Brasil, onde os recursos financeiros são limitados. Este estudo usou Redes Neurais Artificiais (RNAs) para desenvolver um modelo de predição do MR de solos do subleito, baseado na classificação tátil-visual de solos. Para tanto, os resultados dos ensaios de MR de diferentes solos do nordeste brasileiro foram usados para calibrar os modelos neurais de previsão do MR. Os resultados demonstram que as RNAs podem prever de forma confiável o MR de solos, com um bom grau de correlação, quando comparados aos dados de laboratório. Esses achados sugerem benefícios do uso de modelos neurais como uma abordagem custo-efetiva para a avaliação preliminar de solos de subleito para projetos de pavimentação de rodovias no nordeste do Brasil.
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