DETERMINAÇÃO DA CAPACIDADE E NÍVEL DE SERVIÇO EM INTERSEÇÕES RODOVIÁRIAS ATRAVÉS DE SIMULAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v5i2.280Resumo
Este trabalho descreve o uso de um simulador na analise do impacto de veículos pesados na capacidade e no nível de serviço de interseções rodoviárias não semaforizadas. O impacto na capacidade é medido através da determinação de fatores de equivalência veicular, enquanto que a avaliação do nível de serviço da interseção baseia-se nos tempos médios de espera dos veículos durante as manobras de cruzamento. Os resultados obtidos mostram que os veículos que causam maior impacto na operação das interseções são os caminhões articulados, devido ao seu comprimento, e os caminhões médios, devido a sua menor relação potência/peso. Os fatores de equivalência obtidos são, em geral, maiores que equivalentes veiculares adotados pelo HCM de 1994, mostrando a necessidade de se desenvolver um método para analise de interseções não semaforizadas mais adequado as condições nacionais.
ABSTRACT
This paper describes the use of a simulator to analyze heavy vehicle impacts on capacity and level of service of rural unsignalized intersections. The impact on capacity is measured d by the do termination of equivalence factors and the level of service a assessment is based on average delay crossing times. The results indicate that the two vehicle classes responsible for the greatest intact are articulated trucks (due to their length) and medium-sized trucks, because of their poor power-to-weight ratio. The equivalence factors obtained are greater than those shown in the 1994 HCM, demonstrating the need for development of an unsignalized intersection analysis method more adequate to the Brazilian operational and vehicle conditions.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.