Relação espacial entre dados sociodemográficos e de acesso ao varejo e as entregas do comércio eletrônico: o caso de Belo Horizonte (Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.58922/transportes.v31i2.2820Palavras-chave:
Entregas de comércio eletrônico, Transporte urbano de mercadorias, Análise espacialResumo
As entregas ao domicílio derivadas do comércio eletrônico são uma grande preocupação em áreas urbanas devido às suas externalidades negativas associadas. Apesar de muitas soluções para esse problema, a falta de compreensão do padrão espacial das entregas urbanas torna difícil a implementação dessas estratégias. Neste artigo é analisada a relação espacial entre dados sociodemográficos e de acesso ao varejo e entregas de comércio eletrônico em Belo Horizonte (Brasil) usando dados oficiais em nível de bairro (número de lojas tradicionais de varejo, gênero, renda, idade, raça e tamanho da família) e dados operacionais de uma empresa de transporte. O índice Global Moran’s I indicou a dependência espacial das entregas do e-commerce. Os resultados de um modelo de regressão geograficamente ponderada mostraram um efeito espacial positivo do acesso ao varejo tradicional, mulheres, população asiática, idade de 20 a 29 anos e renda. Além disso, foi identificado efeito espacial negativo para o tamanho do domicílio, idade de 18 a 19 anos e população negra. Além disso, os coeficientes estimados apresentam uma pequena variabilidade espacial, indicando homogeneidade na relação espacial. A uniformidade dos parâmetros permite concluir que estratégias alternativas de entrega em domicílio podem ser implementadas de forma equitativa em todo o território para reduzir as externalidades das entregas de e-commerce e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento sustentável.
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