Densidades populacionais e desenvolvimento imobiliário no alinhamento das pistas dos aeroportos de São Paulo – Congonhas e Guarulhos

Autores

  • Luiz Henrique Werneck de Oliveira UFABC

DOI:

https://doi.org/10.58922/transportes.v32i2.2892

Palavras-chave:

São Paulo (Brasil), Aeroporto de Congonhas, Aeroporto de Guarulhos, Expansão urbana, Desenvolvimento imobiliário

Resumo

Desenvolvimento urbano no entorno de aeroportos atrapalha suas operações, impede seu crescimento e pode levar ao seu fechamento. A Região Metropolitana de São Paulo tem 22 milhões de habitantes, sendo servida pelos aeroportos de Congonhas (doméstico) e Guarulhos (internacional), com 22 e 46 milhões de passageiros, respectivamente, em 2019. Congonhas foi cercado por desenvolvimento urbano. Esse estudo objetiva verificar se um processo similar está acontecendo no entorno de Guarulhos. Investigou-se a densidade populacional nos alinhamentos das pistas e a tendência de lançamentos imobiliários de 1985 a 2013 usando “mapas de calor” superpostos a um “Modelo Radial de Alinhamento” (MRA) compreendendo um círculo central de 0-2 km e anéis concêntricos em raios de 2-4 km, 4-6 km, 6-8 km, e 8-10 km. A população censitária de 2010 teve seus setores superpostos ao MRA. Dados de desenvolvimento imobiliário foram mapeados para vários períodos de anos, alinhados e não alinhados com as pistas. Os resultados mostram que o desenvolvimento imobiliário concentrado a Noroeste de Congonhas entre 1985 e 2004 guarda similaridades com o observado a Oeste de Guarulhos desde 2005. Densidades populacionais elevadas também se notam a Sul de Congonhas e Leste de Guarulhos, onde não houve desenvolvimento imobiliário entre 1985 e 2013, indicando ocupações informais. As evidências mostram que o desenvolvimento imobiliário em conflito com Congonhas está se replicando no entorno de Guarulhos, deixando ambos incapacitados de expandir suas pistas, restringindo a expansão de capacidade aeroportuária em São Paulo. Isso traz novos desafios para planejadores urbanos e aeroportuários para expandir a capacidade aeroportuária de São Paulo.

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Publicado

15-07-2024

Como Citar

Werneck de Oliveira, L. H. (2024). Densidades populacionais e desenvolvimento imobiliário no alinhamento das pistas dos aeroportos de São Paulo – Congonhas e Guarulhos. TRANSPORTES, 32(2), e2892. https://doi.org/10.58922/transportes.v32i2.2892

Edição

Seção

Trabalhos selecionados do SITRAER 2022