Avaliação da adição de materiais fresados em camadas granulares para bases de pavimentos asfálticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58922/transportes.v32i3.2989

Palavras-chave:

Reciclagem. Ensaios Dinâmicos. Módulo de Resiliência. Deformação Permanente. MeDiNa.

Resumo

A reciclagem de pavimentos possibilita a reutilização de materiais fresados como insumos para novas estruturas. Essa prática contribui para o desenvolvimento sustentável, reduzindo a geração de resíduos e consumo de agregados pétreos. A reciclagem a frio, sem emprego de aditivos estabilizantes, como cimentos e emulsões asfáltica, com incorporação de fresados em camadas granulares é uma possibilidade atrativa econômica e ambientalmente. Assim, neste estudo foram avaliadas diferentes misturas granulares produzidas com adição de fresados e agregados pétreos de riodacito, empregando ensaios triaxiais com cargas repetidas e modelos de previsão abordados pelo Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa). Os resultados demonstraram um aumento significativo nos módulos de resiliência das misturas com a adição dos fresados, promovendo um alívio de tensões e retardando o trincamento por fadiga no revestimento. Nos testes de deformação permanente, os resultados variaram conforme o nível de tensão. Contudo, para as estruturas analisadas, as deformações não ultrapassaram 10 mm quando se empregou apenas fresado na camada de base. Logo, nas condições desta pesquisa, a adição dos fresados nas camadas granulares promoveram um melhor desempenho estimado para as estruturas, retardando o trincamento, sem apresentar afundamentos excessivos. Assim, conclui-se que essa prática é capaz de produzir benefícios técnicos, econômicos e ambientais a construção de pavimentos. Contudo, cada caso deve ser analisado considerando suas especificidades e materiais disponíveis.

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Biografia do Autor

Luciano Pivoto Specht, Universidade Federal de Santa Maria

Realizou pós-doutorado na École Nationale des Travaux Publics de L'État (Université de Lyon) em 2015. Concluiu seu doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2004. Foi professor assistente, associado e adjunto da UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul em Ijuí - RS, atuando no curso de Engenharia Civil e no Mestrado em Modelagem Matemática no período de 2001 a 2011. Atualmente é professor associado da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria, atuando no curso de Engenharia Civil e no Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil (Mestrado e Doutorado) (como Coordenador entre 2019 e 2021), bem como professor do PPGEC da UFRGS. Bolsista em produtividade em pesquisa CNPq (Nível 2 - 2012-2019 e Nível 1D - 2019-2027); implementou e foi Tutor do grupo PET da Engenharia Civil da UNIJUI (2006-2011) e da UFSM (2012-2014). Orientou 5 doutorados, 45 mestrados e 76 TCCs. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Pavimentação, Geotecnia e Transportes, atuando principalmente nos seguintes temas: pavimentos flexíveis, infraestrutura de transportes, materiais de pavimentação, concreto asfáltico e meio ambiente. É sócio da ABPv, ABMS e ANPET. Publicou mais de 120 artigos em periódicos especializados e mais de 350 trabalhos em anais de eventos. Recebeu entre 2003 e 2021, 18 prêmios, dentre eles o Prêmio Jaques de Medina do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás pela sua tese de doutorado. Participou de mais de 100 eventos científicos nos últimos anos. É membro do comitê cientifico da ABPv, ANPET e ABMS além de ser membro do corpo de avaliadores do INEP/MEC, consultor AdHoc do MEC, da CAPES e do CNPq e revisor de inúmeros periódicos nacionais e internacionais. É membro titular da Comissão de Asfalto do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis e editor associado da Road Materials and Pavement Design.. 

Magnos Baroni, Universidade Federal de Santa Maria

Magnos Baroni graduou-se em Engenharia Civil pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI em setembro de 2007 e realizou Pós-Graduação em nível Mestrado (2010) e Doutorado (2016) na área de Geotecnia na Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE/UFRJ. Entre março de 2010 e setembro de 2011 atuou na empresa de Consultoria Geotécnica Milititsky Engenheiros Associados. Foi professor assistente na Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA, entre setembro de 2011 e março de 2015. Atualmente é Professor adjunto do Departamento de Transportes da Universidade Federal de Santa Maria e professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil (Mestrado e Doutorado). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Geotecnia, Pavimentação e transportes, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensaios Geotécnicos, Fundações, Estruturas de Contenção, Argilas Moles, Melhoramento de Solos, infraestrutura de transportes, materiais de pavimentação e meio ambiente. Publicou diversos artigos em periódicos especializados e mais de 50 trabalhos em anais de eventos nacionais e internacionais. Participa do projeto da Rede Temática do Asfalto. Participou de mais de 40 eventos científicos nos últimos anos sendo o presidente do GEORS 2019 e GEORS 2022. É associado representativo da ABMS, instituição na qual foi tesoureiro do núcleo RS entre 2018 e 2022 e atualmente é vice-presidente do Núcleo RS e consultor ad hoc da Direção Nacional. Já orientou diversos alunos de iniciação cientifica, trabalhos de conclusão de curso, mestrado e doutorado. É revisor de diferentes periódicos nacionais e internacionais 

Jéssica da Silva Vieira, Universidade Federal de Santa Maria

Atualmente mestranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC/UFSM). Engenheira Civil graduada pela Universidade Federal de Santa Maria. Participante no Grupo de Estudos e Pesquisas em Pavimentação e Segurança Viária (GEPPASV), onde colabora no projeto de comportamento de materiais geotécnicos e de pavimentação. Foi bolsista de Iniciação Científica pelo PIBIC/CNPq (2020-2021) no Laboratório de Mobilidade e Logística (LAMOT), também atuou como integrante voluntária do Grupo de Estudos em Mobilidade (GEMOB), do Centro de Tecnologia (2017-2019). Atuou como ex-integrante da Renove Júnior - Soluções Ambientais (2017-2019), empresa júnior de engenharia vinculada ao curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSM. Possui curso de inglês concluído em 2017, na escola CNA idiomas, com a obtenção do certificado de conclusão do curso e o de proficiência FCE (First Certificate in English), da Universidade de Cambridge. Experiência de seis semanas de intercâmbio voluntario na Romênia, em 2017, realizando atividades como ensino de inglês em escolas públicas pela AIESEC (organização sem fins lucrativos).

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Publicado

02-12-2024

Como Citar

Fração Santos, E., Pivoto Specht, L., Baroni, M., & da Silva Vieira, J. (2024). Avaliação da adição de materiais fresados em camadas granulares para bases de pavimentos asfálticos. TRANSPORTES, 32(3), e2989. https://doi.org/10.58922/transportes.v32i3.2989

Edição

Seção

Artigos