Método para análise de níveis de serviço em praças de pedágio
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v19i3.374Resumo
Este trabalho propõe um método para análise de níveis de serviço em praças de pedágio. O método foi elaborado a partir de dados representativos de condições operacionais características de rodovias e praças de pedágio brasileiras. O método proposto é baseado na percepção de usuários de praças de pedágio acerca da qualidade de serviço nas praças. A percepção dos usuários foi captada através de pesquisa qualitativa, que envolveu o uso de cenários microssimulados representativos de situações de tráfego em praças. A partir dos resultados da pesquisa qualitativa, foi realizada modelagem e obtida equação que relaciona a qualidade percebida pelos usuários com os fatores intervenientes: porcentagem de caminhões no fluxo, tamanho de fila e número de cabines de atendimento. Os resultados indicaram que o comprimento de filas nas cabines exerce forte influência sobre a qualidade percebida nas praças. Além da equação, é proposta uma escala de níveis de serviço relacionada com a qualidade percebida pelos usuários em praças de pedágio.
Palavras-chave: praças de pedágio, nível de serviço, pesquisa qualitativa, simulação.
Abstract: This paper proposes a method for analyzing level of service at toll plazas. The method was built from data representing spe-cific operational conditions of Brazilian highways and toll plazas, and it is based on toll plaza quality service as perceived by users. Us-ers’ perception was captured by qualitative research, which involved the use of microsimulated scenarios representing traffic situations at toll plazas. The outcome of the qualitative research was a model relating service quality as perceived by users with the influence fac-tors: trucks percentage, queue length and number of toll booths. The results suggest that queue length at toll booths has a strong influ-ence on perceived quality at toll plazas. This paper also proposes a hierarchy for the level of service related to service quality perceived by users at toll plazas.
Keywords: toll plaza, level of service, qualitative research, simulation.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.