Padrões de geração de viagens e mobilidade urbana sustentável
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v18i1.382Resumo
Resumo: O objetivo deste trabalho é apontar ações de planejamento urbano e de transportes que sirvam para orientar gestores e técnicos no sentido de alcançar padrões de geração de viagens que conduzam à mobilidade sustentável. A pesquisa baseia-se em um método de previsão de implementação de ações através de cenários, cuja avaliação é conduzida com auxílio do Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS). A partir de um cenário piloto, alguns resultados foram obtidos e são aqui apresentados e analisados. A maior efetividade de mudança ocorreu com a aplicação de ações de influência média e indiretas na Geração de Viagens Sustentáveis (GVS), e com mínimo e médio graus de dificuldade, que podem alterar o valor do IMUS em cerca de 24 %. Estas ações, por sua clara facilidade de implementação e efetividade, podem ser priorizadas como o início de um plano de mudança nas características das viagens sustentáveis.
Abstract: The aim of this work is to indicate actions in urban and transportation planning that are suitable to guide the decisions of managers and technicians towards standards of trip generation conducting to sustainable mobility. The study is based on a method for predicting the implementation of actions through scenarios. Their assessment is subsequently done with the Index of Sustainable Urban Mobility (I_SUM). The outcomes of a pilot study are presented and analyzed. The most effective changes were produced with the application of actions of intermediate and indirect influence on the so-called Sustainable Trip Generation, and also of minimum and intermediate level of difficulty for implementation. They can positively change the value of I_SUM in about 24 %. As they are effective and easy to implement, these actions can be a starting point of a plan for making the characteristics of the trips more sustainable.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.