Modelos para estimativa da demanda de viagens de veículos de carga para supermercados e shopping-centers
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v18i1.383Resumo
Resumo: Neste trabalho apresenta-se uma proposta de modelagem da demanda de viagens de veículos de carga atraída para supermercados e shopping centers. Foram desenvolvidas equações que permitem estimar tal demanda a partir de variáveis relacionadas com as características operacionais e físicas destes empreendimentos. Pretende-se auxiliar na análise dos impactos na circulação urbana com a implantação destes pólos geradores de viagens. Para tanto, foi realizada, inicialmente, uma revisão bibliográfica sobre a demanda para estes tipos de empreendimentos que serviu de base para a escolha das variáveis que vieram a compor o questionário aplicado em 21 supermercados e 7 shopping centers da cidade do Rio de Janeiro. Com base nesta pesquisa obteve-se um perfil da movimentação dos veículos de carga para estes empreendimentos e equações de demanda de viagens atraídas para aos mesmos.
Abstract: In this work are proposed models of the travel demand of freight vehicles attracted to supermarkets and shopping centers. Equations were developed for estimating the demand of these trips related to physical and operational characteristics of these enterprises. It intends to aid in the analysis of the impacts on urban traffic with the construction of new supermarkets and shopping centers. Thus, initially it was developed a literature review on demand models for these types of enterprises to choosing the variables to compose the questionnaire which was applied in 21 supermarkets and 7 shopping centers in Rio de Janeiro city. From this research it was obtained the data and characteristics of the movement of freight vehicles for these enterprises.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.