Taxas de geração de viagens em condomínios residenciais de Niterói – estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v18i1.386Resumo
Resumo: Este artigo apresenta um estudo sobre a geração de viagens em residências, realizado em duas regiões distintas na Cidade de Niterói, Rio de Janeiro. A hipótese levantada investigou que fatores de localização e de uso do solo influenciam diretamente no padrão de viagens. O procedimento proposto foi aplicado em onze condomínios e, a partir dos dados levantados, elaboraram-se as taxas e os modelos de geração de viagens, pela regressão linear, relacionando os volumes de tráfego com as variáveis que expressam a quantidade de unidades residenciais e o número de vagas disponíveis nos empreendimentos. Complementarmente, pode-se calcular o percentual de fluxo nos horários de pico e as viagens realizadas a pé, analisando os resultados obtidos nas duas regiões e comparando-os às estimativas das viagens derivadas dos modelos americanos. Concluiu-se, por meio dos modelos de regressão, a confirmação da hipótese. Com este trabalho, espera-se poder contribuir para o estudo mais abrangente da geração de viagens em uso residencial, oferecendo aos planejadores urbanos ferramenta importante na concepção de cidades mais sustentáveis.
Abstract: This article presents a trip generation study for a residential area, at two distinct regions of the city of Niterói, state of Rio de Janeiro. The procedure was applied in eleven condominiums, and, with these data, the rates and trip generation models have been developed, using linear regression. For each region, the variables were the occupied units and the total parking spaces. Complementing the results, the percentage of flow in peak periods and the trips produced by foot were calculated. It is expected that this work may contribute for the study of trip generation in residential areas, essential tool for urban planners who wish to design more sustainable cities.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.