Método para avaliar a percepção do usuário sobre a qualidade de sistemas de transporte urbano sobre trilhos com utilização da tecnologia neuro-fuzzy

Autores

  • Marcus Vinicius Quintella Cury

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v15i1.42

Resumo

Este trabalho apresenta um método heurístico alternativo, eminentemente qualitativo, baseado na tecnologia

 

neuro-fuzzy, para avaliar e, conseqüentemente, classificar a qualidade e o desempenho de sistemas de transporte urbano sobre trilhos - TUST, segundo a percepção de seus próprios usuários. A tecnologia neuro-fuzzy congrega as principais vantagens da lógica fuzzy e das redes neurais artificiais e foi desenvolvido para funcionar como uma mente coletiva, uma vez que a sua arquitetura hierárquica condensa os graus de avaliação subjetivos atribuídos por usuários. Esse processo ocorre numa combinação de todos os dados em blocos de inferência que utilizam bases de regras fuzzy e expressões lingüísticas, para que a qualidade e o desempenho de um TUST possam ser expressos por meio de uma nota única, numa escala de 0 e 10. Essa nota foi aqui denominada de Grau de Avaliação de Qualidade e de Desempenho – GRADE. Em resumo, o GRADE é a nota atribuída pelos usuários de um TUST, em decorrência da percepção dos serviços ofertados e da performance operacional do sistema, no que diz respeito ao conforto, disponibilidade, regularidade, economia, segurança, rapidez, acessibilidade e relacionamento com o usuário. A tecnologia neuro-fuzzy comprovou ser uma técnica adequada no tratamento do conhecimento heurístico para imitar o raciocínio humano e pareceu ser de fácil entendimento, além de apresentar boa flexibilidade de utilização com dados vagos, incertos e subjetivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02-07-2007

Como Citar

Quintella, M. V. (2007). Método para avaliar a percepção do usuário sobre a qualidade de sistemas de transporte urbano sobre trilhos com utilização da tecnologia neuro-fuzzy. TRANSPORTES, 15(1). https://doi.org/10.14295/transportes.v15i1.42

Edição

Seção

Artigos