Algoritmo genético para resolução do problema de p-medianas capacitado associado à distribuição de peças automotivas
DOI:
https://doi.org/10.4237/transportes.v20i2.478Resumo
Este artigo descreve um método de solução para um problema real de entrega de peças de um centro de distribuição de uma montadora de automóveis às suas concessionárias ou oficinas cadastradas, que pode ser modelado como um problema de p-medianas capacitado. O objetivo é determinar o número de caminhões a ser utilizado na operação de entrega de peças segundo a demanda conhecida dos clientes. O tamanho do conjunto de clientes atendidos (clusters) por cada caminhão é limitado pela sua capacidade pré-estabelecida, caracterizando um problema do tipo de p-medianas capacitado. A solução se baseia na aplicação da meta-heurística Algoritmo Genético para a formação de clusters de atendimento. Dois algoritmos de busca local foram aplicados para aperfeiçoamento das soluções encontradas pelo algoritmo principal. O método foi avaliado em relação às instâncias de problemas disponíveis na literatura e também aplicado ao problema real de distribuição de peças de automóveis.
Palavras-chave: p-mediana, capacitado, algoritmo genético, peças automotivas.
Abstract: In this paper we describe a method to solve a real world problem of delivering parts from the distribution center of an automaker to its dealerships, which can be modeled as a capacitated p-median problem. The objective is to determine the number of trucks being used in the operation of delivering parts according to known customers demand. The size of the set of clients served (clusters) by each truck is limited by its capacity pre-established, featuring a capacitated p-median problem. The solution is based on the application of meta-heuristic Genetic Algorithm for the clustering of attendance. Two local search algorithms were applied to improve the solutions found by the principal algorithm. The method was evaluated in relation to instances of problems available in literature and applied to the real problem of distribution of auto-parts parts as well.
Keywords: p-medians, capacitated, genetic algorithm, automotive parts.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.